Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: região afetada terá 1,2 mil animais sentinelas

Humberto Marques/Campo Grande News - 07 de fevereiro de 2006 - 19:43

O Conselho de Sanidade Animal do Estado reuniu-se durante o dia de hoje na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) para discutir a inserção dos “animais de sentinela” nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo – onde foram identificados, ao longo do último trimestre de 2005, 28 casos de febre aftosa. Dentre os temas abordados, o presidente do Fesa (Fundo Emergencial de Sanidade Animal), Leôncio de Souza Brito, explicou que serão utilizados cerca de 1,2 mil bezerros, com menos de 12 meses e procedentes do Pantanal (e que não foram vacinados contra a doença) para verificar se ainda há risco da doença infectar as reses.

Léo Brito informou que, após 15 dias da instalação dos bezerros, será feita a averiguação dos animais para obter dados clínicos sobre a possível infecção pela febre aftosa. Depois de mais 30 dias, um novo exame será realizado, “e, se Deus quiser, não haverá mais atividade viral. Então podemos requerer, dentro do procedimento normal, a liberação dos três municípios que faltam”. Iguatemi e Itaquiraí, que também foram incluídos na zona de segurança da doença, já receberam aval para comercializar produtos da agropecuária.

Após a liberação dos três últimos municípios que ainda possuem restrições, o presidente do Fesa e da Famasul espera que o Estado retome as atividades normais de exportação para antigos mercados que, com o surto de febre aftosa, impuseram restrições para o comércio com Mato Grosso do Sul. Hoje, o Estado está impossibilitado de negociar sua produção pecuária com compradores do exterior.

SIGA-NOS NO Google News