Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: prefeitos pedem criação de corredores sanitários

Humberto Marques / Campo Grande News - 04 de novembro de 2005 - 13:57

Foi realizada na manhã de hoje, em Eldorado, uma reunião entre prefeitos de municípios que fazem parte da “zona tampão” criada para conter os focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Gabriel Maciel, para discutir a situação de emergência vivenciada por essas cidades. Também participaram do encontro do secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho, e o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro. Dentre os pleitos apresentados, estava a criação de corredores sanitários, para que o gado de outras regiões possa ser abatido e, com isso, os frigoríficos da região possam voltar a abater. A prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), também solicitou que os produtores de leite sejam indenizados pelas perdas com a queda do preço do produto.

Um grupo interministerial criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve apresentar o resultado oficial da reunião no dia 9 de novembro, em Campo Grande, durante reunião com o governador Zeca do PT. No dia seguinte, o grupo estará em Japorã, para discutir uma saída para a crise do setor pecuário, segundo informou a Agência Popular de Notícias.

Indenizações – Hoje, começaram a ser pagas as indenizações aos produtores rurais que tiveram seus rebanhos abatidos durante as ações de controle da febre aftosa. José Vezozzo, proprietário da fazenda Vezozzo, recebeu nesta sexta-feira 50% dos R$ 313 mil a que tem direito, pelo abate sanitário de seu rebanho. A primeira parcela foi paga com recursos do Fesa (Fundo Estadual de Saúde Animal), e o restante, de acordo com Dagoberto Nogueira, será repassado a ele na semana que vem, pela SFA (Superintendência Federal de Agricultura) – também responsável pelas demais indenizações.

SIGA-NOS NO Google News