Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Pecuaristas de MS receberão auxilio

Deniza Gurgel/ABr - 12 de novembro de 2005 - 15:16

Além de indenizar os pecuaristas do Mato Grosso do Sul que tiveram o gado sacrificado após o surgimento de febre aftosa, o governo também vai conceder uma bolsa durante três meses no valor de R$ 300 a R$ 600, distribuir cestas básicas e preparar um programa de capacitação para ajudar a população a desenvolver outras atividades além da pecuária.

O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) criado para acompanhar as ações de combate à aftosa esteve esta semana no estado para visitar os produtores de cinco municípios afetados pela doença: Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Iguatemi e Itiquiraí. Grande parte da população dessa região foi prejudicada porque a pecuária é a principal atividade econômica.

"Nós entregávamos 70, 80 litros de leite por dia. Agora está difícil. Como que nós vamos colocar pão na mesa para os nossos filhos?", afirma o pecuarista Roberto Martins, do assentamento Savana, em Japorã.

Segundo o coordenador do GTI, Luis Gomes, a idéia é fazer os recursos chegarem em breve aos municípios. "Temos a tarefa de fazer com que essa burocracia ande rápido para nos ajudar e esses recursos cheguem logo porque o estado vai ser o grande operador desse processo. O governo federal está apoiando com recursos idéias e discussões com suporte técnico, mas a operação efetiva tem que ser do governo do estado, juntamente com as prefeituras". Segundo ele, os produtores já começaram a ser cadastrados para receber os benefícios.

SIGA-NOS NO Google News