Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: nova coleta de amostras dura 10 dias

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 19 de outubro de 2006 - 07:30

É de 10 dias o prazo previsto no cronograma da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para que sejam coletadas as amostras de sangue de 9.265 bovinos em Eldorado, Japorã e Mundo Novo, para estudar se o vírus da febre aftosa continua ou não presente na região.

Segundo o diretor-presidente da Iagro, João Cavalléro, 15 equipes foram designadas em reunião de trabalho ocorrida ontem à tarde e vão percorrer 418 propriedades. Os trabalhos de coleta começaram hoje. As coletas ocorrerão paralelamente nos três municípios, segundo ele. Após a coleta, as amostras serão encaminhadas ao Lanagro, ligado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária), de Porto Alegre (RS). A expectativa é ter em mãos o resultado em novembro.

Cavalléro acredita que se os resultados forem negativos e “se houver boa vontade”, o Mato Grosso do Sul pode recuperar status de área livre de febre aftosa com vacinação ainda neste ano. Segundo ele, pode ser pedida pelo governo brasileiro uma reunião extraordinária com a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

A última sorologia, cujo resultado saiu no início deste segundo semestre, não foi conclusivas. Alguns animais apresentaram reatividade no teste, mas foi constatado que mais da metade dos produtores, mesmo estando impedidos, vacinaram os animais. Ocorre que a vacina é feita com base no vírus, atenuado, por isso provoca interferência quando em um espaço próximo à imunização os animais são submetidos à sorologia.

O superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, afirma que clinicamente não há animais com sintomas e o que se espera é que a sorologia confirme que não há vírus em circulação. De acordo com ele, até dezembro uma missão da OIE deve vir ao País e visitar o Mato Grosso do Sul.

Devido aos focos constatados em outubro nos três municípios o Estado perdeu importantes mercados e sua economia entrou em agonia. É de quase 90% a retração nas exportações de carne feitas diretamente por Mato Grosso do Sul, conforme aponta a balança comercial.

SIGA-NOS NO Google News