Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: MS não deve ter status de área livre este ano

Marina Miranda / Campo Grande News - 11 de setembro de 2006 - 14:07

A discussão sobre a recuperação do status de área livre de aftosa para Mato Grosso do Sul vai ser adiada para 2007. Conforme Jamil Gomes Souza, diretor de saúde animal do Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária), não há tempo hábil para concluir os trabalhos na região de foco a tempo de participar do encontro da OIE (Organização Internacional Epizootias), em outubro. A última coleta feita na região não foi conclusiva, o que obrigou a realização de nova bateria de exames.

“Ainda não terminamos, não fechamos os trabalhos. A OIE faz reunião em outubro e nesse período não será possível apresentar trabalho, poderemos pedir uma extraordinária em janeiro ou fevereiro”, disse, após reunião com técnicos da Missão Norte-Americana na SFA (Superintendência Federal de Agricultura), em Campo Grande.

Segundo o diretor, o Mapa tem trabalhado para a redução do embargo comercial existente – não só com a Europa. “Esse mercado vem sendo recuperado de forma gradativa, mas a recuperação de contratos, isso foge a nossa competência”, avaliou, sem opinar em quanto tempo o mercado perdido com o foco deve ser reabilitado.
Para Jamil, a volta desse comércio depende de relação bilateral. “Vai depender do resultado de julho do trabalho feito pela Missão Européia do Estado”.
O grupo entregaria o relatório parcial da visita ao Estado em 25 dias úteis, contudo, até o momento o ministério não foi acionado. “Se tem motivo para o atraso não fomos comunicados”, afirma Jamil. Ele supõe que o período de férias da Europa – agosto – tenha atrasado o trabalho.

SIGA-NOS NO Google News