Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa MS: Governo estuda medidas de apoio a produtores

Lana Cristina/ABr - 04 de novembro de 2005 - 20:05

O coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial de Combate à Febre Aftosa, Luiz Gomes, disse hoje (4) que o governo estuda como medidas de apoio a produtores prejudicados pela doença o pagamento de benefício pecuniário, distribuição de cestas básicas e adiamento dos débitos junto ao Banco do Brasil. Ele informou, entretanto, que essas opções ainda serão analisadas juridicamente.

De acordo com Gomes, o governo dará preferência a formas de ajuda mais rápidas. "Uma das idéias é transferir os recursos para o governo estadual, que conhece mais de perto as pessoas a serem indenizadas e que pode ter mecanismos mais ágeis de compensação. Definido isso, acho que o estado poderia dar algum benefício para as famílias. Temos que ver isso, qual o caminho mais rápido, porque as pessoas estão passando por necessidade desde que a área foi interditada", afirmou o coordenador do grupo de trabalho.

Gomes disse que cerca de 1,6 mil pesssoas foram demitidas dos frigoríficos da região e também serão auxiliadas. Ele ressaltou que os pecuaristas que tiverem animais sacrificados já têm garantida a indenização, por parte do governo federal e com complemento do governo estadual.

Cinco municípios de Mato Grosso do Sul estão interditados desde o dia 8 de outubro, quando foi detectado o primeiro foco de aftosa, no estado, neste ano. São eles: Japorã, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Itaquiraí.

O estado tem 22 focos nesta área isolada de um raio de 25 quilômetros. É possível que passe de 20 mil o número de animais a serem sacrificados. Até agora, 2.308 foram abatidos por causa da aftosa. Na próxima quarta-feira (9), oito integrantes do Grupo Interministerial de Combate à Aftosa estarão em Japorã, onde vão se reunir com os prefeitos dos municípios atingidos, donos de frigoríficos, pecuaristas, produtores e representantes do governo estadual. Eles vão apresentar as propostas do governo federal de ajuda aos prejudicados por causa dos focos da doença.

SIGA-NOS NO Google News