Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: missão da UE chega ao País neste fim de semana

Humberto Marques / Campo Grande News - 20 de janeiro de 2006 - 15:56

Chega neste fim de semana ao Brasil a missão composta por seis técnicos da União Européia. O grupo visitará propriedades rurais e frigoríficos de Mato Grosso do Sul e do Paraná – nas regiões onde foram identificados focos de febre aftosa. De acordo com a assessoria do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a missão terá por objetivo verificar o trabalho de erradicação da doença e as condições de certificação.

O roteiro da missão será fechado na próxima segunda-feira, e incluirá, também, visitas ao laboratório de diagnóstico da Lanagro em Porto Alegre/RS, da qual participarão também técnicos do órgão de Belém/PA. A expectativa é de que os trabalhos de apuração sejam concluídos até o dia 3 de fevereiro.

Esta será a primeira missão da União Européia a vir para o Brasil após o registro dos focos de aftosa em Mato Grosso do Sul – que levou a suspensão das importações de carnes do Estado, do Paraná e de São Paulo (cujos frigoríficos recebiam a maior parte dos bovinos criados em fazendas sul-mato-grossenses).

A missão chega ao País no momento em que o Estado se encaminha para concluir os trabalhos de controle sanitário nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo - onde, no total, foram identificados 28 casos de aftosa. A expectativa da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) é de terminar os serviços até segunda-feira, uma vez que o proprietário da fazenda Bonanza (em Eldorado) concordou em permitir o sacrifício das cerca de mil cabeças de gado existentes na área.

SIGA-NOS NO Google News