Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Missão da OIE virá a MS até o fim de 2008

Fabiane Sato - 29 de maio de 2008 - 05:36

Uma missão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) virá até o fim de 2008, a Mato Grosso do Sul para verificar as informações repassadas pelo MS. A informação foi divulgada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL) que esteve agora pela manhã, em Paris, com o governador de MS, André Puccinelli, e a secretaria de Produção e Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa Dias com o diretor geral da OIE, Bernard Vallat, o delegado da entidade, Romano Marabelli, e o presidente da Comissão de Pesquisa, Vicenzo Caporale.

O presidente da FAMASUL afirmou que faltaram algumas informações para que MS recebesse o status de Área Livre. “Foi uma decisão momentânea e o Estado deve recuperar o status na próxima avaliação”, comentou. Ademar teve a oportun idade de apresentar o programa Sanidade sem Fronteira, durante a reunião. A parceria com o Paraguai e a alocação de recursos para a continuidade do projeto foram essenciais para que a Missão da OIE verifique in loco a implantação do programa focada nos assentamentos, áreas indígenas e pequenas propriedades rurais.

A OIE declarou nesta terça-feira (27), durante a 76ª Sessão Geral Plenária da Organização, em Paris, a liberação de 10 estados brasileiros mais o Distrito Federal e adiou para julho a avaliação sobre o status sanitário de Mato Grosso do Sul. Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Distrito Federal, retomam o reconhecimento vigente até 2005, quando foram diagnosticados eventos sanitários no Mato Grosso do Sul e Paraná.

Com o anúncio, 14 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, passam a ter este reconhecimento, dos quais Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre são considerados livres de aftosa com vacinação e Santa Catarina! , livre da doença sem vacinação. Tais unidades da federação já detinham este status sanitário junto a OIE.

O presidente da FAMASUL retorna ao Brasil hoje.

SIGA-NOS NO Google News