Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: mais de 20 mil animais já foram abatidos em MS

Humberto Marques/Campo Grande News - 08 de dezembro de 2005 - 20:53

Já passa de 20 mil o total de animais sacrificados nos trabalhos de abate sanitário nas cidades de Eldorado, Japorã e Mundo Novo – onde foram identificados casos de febre aftosa. Ao todo, os serviços coordenados pela DFA/MS (Delegacia Federal da Agricultura de Mato Grosso do Sul) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) resultaram no sacrifício de 20.068 animais (19.269 bovinos, 313 ovinos e caprinos e 243 suínos), segundo dados da nota técnica 43, divulgada na manhã de hoje.

Além dos trabalhos comuns de desinfecção, limpeza e abate, foram realizadas ações de Educação Sanitária no Assentamento Floresta Branca, envolvendo 30 alunos. Sete estudantes foram premiados pelos trabalhos apresentados sobre a febre aftosa, além de oferecidas informações acerca da doença.

Dinheiro – Outros 12 pecuaristas de Japorã e Mundo Novo foram indenizados pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e por meio do Fesa/MS (Fundo Emergencial para a Defesa da Saúde Animal de Mato Grosso do Sul). Com isso, já são 37 produtores rurais indenizados pelas perdas com a doença, totalizando mais de R$ 5,6 milhões em pagamentos, dos quais R$ 3 milhões couberam à União, e o restante ao fundo administrado pela Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural).

SIGA-NOS NO Google News