Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/01/2006 16:12

Aftosa: liminar impede conclusão das ações da Iagro

Humberto Marques e Gislene de Almeida / Campo Grande News

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) pretendia anunciar hoje o fim das ações de erradicação dos focos de febre aftosa na região sul do Estado. Porém, uma liminar obtida pelo proprietário da fazenda Bonanza, impedindo o abate das cerca de 1,7 mil cabeças de gado que estão na propriedade, jogou o encerramento das atividades para a esfera judicial.

Em coletiva na tarde de hoje, o diretor-presidente da agência, João Cavalléro, adiantou que a Procuradoria Geral do Estado procura derrubar essa liminar na Justiça – após a União tentar, sem sucesso, o mesmo caminho. “Assim que conseguirmos a liminar o dono da fazenda vai precisar ser rápido para recorrer. A intenção é começar os abates de imediato”, salientou.

Com exceção dessa propriedade, as demais fazendas e projetos de assentamento nas cidades de Eldorado, Japorã e Mundo Novo já concluíram as ações de abate e higienização. Agora, serão 30 dias de vazio sanitário (onde não poderão ser colocados animais nos pastos) e outros 30 de animais-sentinela (que serão avaliados para saber se ainda há riscos de contaminação). A partir dessa fase, a cada 15 dias, serão colocadas 20% das cabeças que anteriormente estavam nas propriedades, até que sejam completados os rebanhos. Ao todo, segundo dados da Iagro, a região contabilizou 28 focos de febre aftosa.

Paraguai – O secretário de Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira Filho, voltou a cogitar que o surto de febre aftosa na região sul do Estado foi ocasionado pela entrada de animais do Paraguai. “Existem fortes indícios que animais provenientes do Paraguai, que foram para um frigorífico de Eldorado, podem ter trazido a doença”, especulou.

O titular da Seprotur enfatizou, ainda, que o Estado deve se preparar para a chegada de duas missões internacionais a Mato Grosso do Sul, para avaliar as condições sanitárias e a qualidade do rebanho. Hoje, chegou ao Brasil um grupo oriundo da Tunísia, que chegaria nesta segunda-feira a Campo Grande para avaliar as condições existentes no laboratório da Iagro de Campo Grande, e, em seguida, iria a um frigorífico de Nova Andradina. Ainda não foi definida a nova data para essa missão chegar ao Estado.

No dia 23 de janeiro, será a vez da missão européia chegar ao Brasil, para visitar os laboratórios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Pará e no Rio Grande do Sul. “Em Mato Grosso do Sul, eles visitarão as áreas classificadas como de risco sanitário. Nossa intenção é recuperar o status de área livre da aftosa com vacinação, e provar a eficiência dos nossos trabalhos”, explicou Nogueira Filho. Também não foi confirmada a data que os europeus virão ao Estado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)