Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: laudo sobre doença no PR sairá até quinta-feira

Humberto Marques / Campo Grande News - 07 de novembro de 2005 - 13:40

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná aguarda para quinta-feira a divulgação dos resultados dos exames feitos em animais daquele Estado, para confirmar ou não a existência de focos de febre aftosa. A informação foi confirmada pela assessoria do órgão, após uma conversa entre o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Gabriel Maciel, e o chefe do Departamento de Fiscalização e Sanidade Animal do Paraná, Felisberto Batista.

Maciel teria informado as autoridades paranaenses de que os resultados do Lanagro (Laboratório Nacional da Agricultura), localizado no Pará, devem ser concluídos até a próxima quinta-feira. Os exames foram realizados após surgir, no dia 20 de outubro, a suspeita de focos de aftosa em propriedades dos municípios paranaenses de Amaporã, Grandes Rios, Loanda e Maringá. Neste fim de semana, a Secretaria de Agricultura daquele Estado liberou os animais que estavam retidos no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo/PR.

As cabeças de gado ficaram confinadas até que fossem divulgados os resultados de exames parciais. Batista referendou a medida com o fato de que os animais, que permaneceram por 25 dias em observação, não apresentaram sinais clínicos de febre aftosa. A exposição de Toledo foi interditada por ter recebido cinco animais de Itaquiraí – incluída na zona de risco sanitário.

“Turista” – O governador Roberto Requião disse hoje que “a aftosa é turista” no Paraná, passando pelo Estado, onde “deixou alguns rastros, o que nos obrigou a tomar precauções em favor do pecuarista do Paraná e do Brasil”. Requião informou que o cuidado tomado pelo Estado seguiu o padrão de organizações internacionais. Com reportagem da Agência Brasil.

SIGA-NOS NO Google News