Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: juiz impede abate de 1,8 mil animais no Paraná

Humberto Marques/Campo Grande News - 13 de janeiro de 2006 - 20:09

O juiz substituto da 3ª Vara Federal de Londrina/PR, Cléber Sanfelici Otero, proibiu na noite de ontem que o governo federal abata os 1,8 mil bovinos da fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira/PR, até que seja comprovado que pelo menos parte do rebanho esteja contaminado pelo vírus da febre aftosa. O despacho obriga, ainda, que a União apresente em até cinco dias os laudos de todos os exames laboratoriais feitos nos animais do local – sob pena de pagar multa diária de R$ 1 mil, segundo informações da Agência Estado.

“Enquanto não houver indícios da presença da febre aftosa, a Administração [o governo federal] não poderá fazer uso da medida extrema de sacrificar os animais”, argumentou o magistrado. A ação vem em resposta a pedido do proprietário da fazenda, André Carioba Filho.

Na quarta-feira, o Conesa (Conselho Estadual de Sanidade Animal) do Paraná havia concordado em permitir o abate dos animais daquela propriedade O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) argumentara que 20% dos 209 novilhos da fazenda foram comprados em Eldorado, e apresentaram alterações sorológicas que indicam a contaminação. O governo paranaense contestou o resultado dos exames.

SIGA-NOS NO Google News