Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa já custou R$ 29 milhões aos cofres públicos

Aline dos Santos, da Redação, e Fernanda Mathias, de Eldorado - 31 de outubro de 2006 - 14:27


Entre outubro do ano passado – data da descoberta do foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul – e setembro deste ano, o governo já gastou R$ 28,9 milhões. Os municípios atingidos foram Eldorado, Japorã e Mundo Novo.

O valor inclui coletas de amostras, exames sorológicos, 1,6 mil visitas em propriedades e as indenizações por 34 mil animais sacrificados - entre os que apresentaram a doença, os que tiveram contato com os animais doentes e os que foram mortos por prevenção.

Além dos custos, Mato Grosso do Sul, um ano depois, convive com as restrições do mercado. O Estado que teve queda de 90% nas exportações e não vende para grandes consumidores, como São Paulo.

O objetivo agora é recuperar o status de área livre de febre aftosa com vacinação; no mercado interno, a expectativa é que a retomada aconteça ainda em 2006. A liberação depende do resultado de exames sorológicos, que vão identificar se o vírus continua circulando na região.

Nesta terça terminou a coleta de mais de 10 mil amostras de sangue. Os últimos exames não foram conclusivos, porque muitos animais tinham sido vacinados, o que interferiu nos resultados. Conforme o secretário de Produção e diretor da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro, desta vez a escolha das propriedades foi mais cautelosa.

A sorologia de bovinos para a febre aftosa foi feita em 71 municípios. A previsão é que o resultado seja divulgado em 20 dias. Em Eldorado, o abate está permitido há 40 dias. Os outros dois municípios dependiam da adptação de câmara fria no frigorífico e retomaram abates hoje

Hoje, no Sindicato Rural de Eldorado, foi lançada a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Na ocasião, os envolvidos no combate à doença receberam homenagem. A previsão é que 12 milhões de animais sejam vacinados. No Planalto, a campanha vai até o dia 30 de novembro e envolve animais de 0 a 24 meses. No Pantanal,o prazo se estende até 15 de dezembro e engloba animais de “mamando a caducando”.

SIGA-NOS NO Google News