Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Iagro espera encerrar matança em 20 dias

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 07 de novembro de 2005 - 13:08

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) espera que dentro de 20 dias matança de animais contaminados ou suspeitos de febre aftosa na região de Japorã possa estar concluída, segundo o diretor-presidente do órgão, João Cavalléro.
Ele diz que o trabalho é amplo, envolve uma equipe multidisciplinar, como médicos veterinários, geólogos que analisam a profundidade do lençol freático, além da preparação dos criadores que terão os animais sacrificados. A previsão é que o número de animais sacrificados fique entre 15 a 20 mil bovinos.
Em Eldorado os sacrifícios já deram por cessados e a área já é considerada pela Iagro como livre de aftosa. O Estado só poderá recuperar o status de livre de aftosa perante a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) seis meses depois que o último animal for sacrificado.
Conforme nota técnica da Iagro divulgada no último sábado foram sacrificados até o momento 3.310 bovinos e 62 suínos, distribuídos por propriedades, sendo: 592 bovinos e 8 suínos na fazenda Vezozzo, propriedade de José Vezozzo; 562 bovinos na fazenda Jangada, propriedade de Lenice M. Turquino; 24 bovinos e 41 suínos no lote 75 do assentamento Floresta Branca, propriedade de Sérgio Davanço; 790 bovinos na fazenda Guaíra, propriedade de Nelson Akira Miyazali; 1098 bovinos na fazenda Fronteira, de propriedade de Salvador Gazim, 132 bovinos no sítio Santo Antônio, de propriedade de Francisca de Faria Astorino; 112 bovinos e 13 suínos dos lotes 65, proprietário Valentim Alves de Lima,66 – de Valdomiro Mateus dos Santos - e 67 – de Joaquim Cordeiro Lucio, do assentamento Floresta Branca.

SIGA-NOS NO Google News