Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Garantia de Renda será paga nos dias 29 e 30/11

Humberto Marques / Cmapo Grande News - 25 de novembro de 2005 - 14:55

Começa na próxima semana o pagamento de auxílio aos produtores rurais prejudicados pela febre aftosa, em três dos cinco municípios que compõem a “zona tampão” na região sul do Estado. O Programa de Garantia de Renda de Agricultores Familiares pretende garantir renda às famílias em situação de risco, devido a perdas econômicas decorrentes da doença na região. Uma força tarefa do Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário) cadastrou cerca de 1,1 mil agricultores para o programa, que receberão a partir de 29 de novembro pagamentos referentes a outubro. Segundo a Agência Popular de Notícias, os valores a serem recebidos foram calculados de acordo com a média de produção mensal, e não irão ultrapassar dois salários mínimos.

Os pagamentos no dia 29 serão direcionados a agricultores de Eldorado, Iguatemi e Japorã. No dia 30 de novembro, será a vez dos beneficiados de Itaquiraí e Mundo Novo. Os valores serão repassados em envelope para as famílias que não possuam conta poupança no Banco do Brasil – para evitar que o dinheiro fique retido em outros bancos nos quais o agricultor tenha conta e possua dívidas.

Três equipes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário estarão na região para agilizar os pagamentos, sendo que os agricultores estão sendo informados por meio de carta acerca da ação. Os beneficiados são os agricultores familiares com renda bruta anual de R$ 21 mil por ano, sendo que 80% desse total seja oriundo da agropecuária. Também é exigido que as famílias residem na zona rural ou aglomerado urbano próximo à propriedade – que deve estar no raio de 25 km de algum foco de febre aftosa já identificado.

SIGA-NOS NO Google News