Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa faz MS vetar boi, carne e leite da Bolívia

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 29 de janeiro de 2007 - 13:15

O Brasil já está formalmente notificado sobre foco de febre aftosa na Bolívia, segundo informou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel. O superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, afirma que já estão sendo adotadas medidas para proibir o trânsito de animais, carnes e leite do País vizinho para o Estado através de postos em Corumbá, em Ponta Por㠖 que está na linha de fronteira com o Paraguai – e através do monitoramento do Rio Paraguai. O Paraguai, por sua vez, informou
também que está vetando a entrada dos produtos bovinos bolivianos em seu território.

Baez afirma que além da medida que o Brasil está baixando para proibir entrada de animais bolivianos, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) deve baixar outra no mesmo sentido e mobilizar pessoal para a fiscalização na região. Conforme reportagem da Agência Estado, o caso é o primeiro em três anos e meio na Bolívia e foi diagnosticado no leste do país.

Esta manhã, porém, não havia ainda intervenção na região de fronteira com Corumbá. O trabalho de fiscalização deve começar amanhã.

Justamente para proteger a fronteira, o governo editou recentemente portaria obrigando a vacinação de bezerros nas fronteiras com Paraguai e Bolívia em fevereiro. Em outubro do ano passado o Estado diagnosticou casos de febre aftosa em Eldorado, Japorã e Mundo Novo, na fronteira com o Paraguai. Com isso, ainda luta para recuperar mercados, porque perdeu 83% de suas exportações de carne bovina.

O foco é identificado exatamente na mesma semana em que a sanidade animal do rebanho do Estado será avaliada em Paris, pela Organização Internacional de Epizootias. A reunião será no dia 31.

(Colaborou Rosana Nunes, do Corumbá On Line).

SIGA-NOS NO Google News