Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/11/2005 09:21

Aftosa está próxima à divisa com Tacuru e Sete Quedas

Fernanda Mathias/Campo Grande News

A última confirmação de focos de aftosa já está próxima à divisa de Japorã com Tacuru e Sete Quedas, mas por enquanto restritos aos 25 quilômetros de área interditada em função da doença, no Conesul de Mato Grosso do Sul, segundo informações do superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício. De acordo com ele, por enquanto o isolamento está restrito a Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí e Iguatemi e não há neste momento informações sobre novas inclusões em função de eventual revisão de coordenadas.
Segundo Felício, os focos estão restritos a Japorã e Eldorado, e a defesa sanitária considera apenas 12 e não 21, porque os focos em pequenas propriedades do Assentamento Floresta Branca não são contados individualmente.
Felício afirma que os exames em propriedades de Mundo Novo foram refeitos e mais uma vez os resultados foram negativos para a doença. “De 10 resultados de exames que recebemos só quatro foram positivos, todos em Japorã.
A maior concentração dos focos ocorre em Japorã, confirmando a tese do DOF (Departamento de Operações na Fronteira) de que o foco foi originado naquele município. Na faixa de fronteira, a cidade têm trânsito corriqueiro de animais de um lado para outro da fronteira.
Na fazenda Gazim, em Mundo Novo, os animais permanecem doentes mas é provável que seja alguma outra doença vesicular”, afirma o superintendente. Na última terça-feira o Mapa (Ministério de Agricultura, Abastecimento e Pecuária) divulgou instrução normativa em que libera o trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa para outros Estados, tanto os de Mato Grosso do Sul quanto os do Paraná, com exceção daqueles que estão na chamada área de risco. Em Mato Grosso do Sul esta área se restringe aos cinco municípios interditados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)