Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa está próxima à divisa com Tacuru e Sete Quedas

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 03 de novembro de 2005 - 09:21

A última confirmação de focos de aftosa já está próxima à divisa de Japorã com Tacuru e Sete Quedas, mas por enquanto restritos aos 25 quilômetros de área interditada em função da doença, no Conesul de Mato Grosso do Sul, segundo informações do superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício. De acordo com ele, por enquanto o isolamento está restrito a Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí e Iguatemi e não há neste momento informações sobre novas inclusões em função de eventual revisão de coordenadas.
Segundo Felício, os focos estão restritos a Japorã e Eldorado, e a defesa sanitária considera apenas 12 e não 21, porque os focos em pequenas propriedades do Assentamento Floresta Branca não são contados individualmente.
Felício afirma que os exames em propriedades de Mundo Novo foram refeitos e mais uma vez os resultados foram negativos para a doença. “De 10 resultados de exames que recebemos só quatro foram positivos, todos em Japorã.
A maior concentração dos focos ocorre em Japorã, confirmando a tese do DOF (Departamento de Operações na Fronteira) de que o foco foi originado naquele município. Na faixa de fronteira, a cidade têm trânsito corriqueiro de animais de um lado para outro da fronteira.
Na fazenda Gazim, em Mundo Novo, os animais permanecem doentes mas é provável que seja alguma outra doença vesicular”, afirma o superintendente. Na última terça-feira o Mapa (Ministério de Agricultura, Abastecimento e Pecuária) divulgou instrução normativa em que libera o trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa para outros Estados, tanto os de Mato Grosso do Sul quanto os do Paraná, com exceção daqueles que estão na chamada área de risco. Em Mato Grosso do Sul esta área se restringe aos cinco municípios interditados.

SIGA-NOS NO Google News