Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: embargo russo deve durar um ano para MS e PR

Aline dos Santos / Campo Grande News - 22 de dezembro de 2005 - 12:57

As autoridades veterinárias da Rússia informaram que irão manter o embargo comercial sobre a carne bovina brasileira produzida no Mato Grosso do Sul e do Paraná por pelo menos um ano. O serviço veterinário da Rússia não está satisfeito com a incapacidade de o Brasil lidar com a febre aftosa, de acordo com um comunicado divulgado nesta quinta-feira.
A Rússia impôs o embargo em outubro às importações de carne bovina de Mato Grosso do Sul devido ao caso de febre aftosa tipo 0 registrado na região. A descoberta de um segundo foco levou a Rússia a estender a barreira comercial para Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Goiás.
No comunicado, publicado após reunião realizada ontem com técnicos sanitários brasileiros, em Moscou, o vice-diretor do serviço, Evgeny Nepoklonov, disse que "está claro que o serviço veterinário brasileiro não pode garantir a segurança em relação à febre aftosa e não pode detectá-la rapidamente. Observaremos o Mato Grosso do Sul e o Paraná por, no mínimo, um ano e os estados adjacentes por, ao menos, seis meses”.
Cerca de 14% das exportações de carne bovina do Brasil para a vão para a Rússia. As informações são do Estadão.

SIGA-NOS NO Google News