Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Certificação da OIE sai até agosto

29 de maio de 2008 - 16:09

Ao retornar de viagem pela Europa e Ásia, agora há pouco, o governador André Puccinelli (PMDB) disse, em entrevista no aeroporto, que está confiante na certificação de Mato Grosso do Sul como área livre de aftosa sem vacinação no mês de julho ou no máximo, em agosto. O certificado é emitido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), que nesta semana reconheceu 10 estados e o Distrito Federal como áreas livres da doença mediante a imunização dos rebanhos, deixando apenas Mato Grosso do Sul de fora.

O governador disse que faltou esclarecer melhor os técnicos da OIE, informar devidamente sobre as medidas tomadas sobretudo na região de fronteira para evitar a volta da doença. O último foco foi registrado em 2005 e abalou o mercado interno de carne.

A principal medida sanitária adotada pelo Estado foi a criação da ZAV (Zona de Alta Vigilância), que se estende por toda a fronteira com o Paraguai e Bolívia. A secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, argumentou que a extensa fronteira torna o Estado mais vulnerável e, portanto, é natural a preocupação da OIE.

Apesar disso, não será adotada nenhuma medida nova, apenas serão encaminhados relatórios detalhados sobre o trabalho que vem sendo realizado, disse o governador. Ele destacou a compra de veículos e contratação de servidores para a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal).

O governador foi cauteloso ao falar sobre o Ministério da Agricultura, procurou não atribuir culpa ao órgão pela não certificação de Mato Grosso do Sul. Mas reclamou de “alguns fiscais do Mapa” que, segundo André, são rigorosos demais com o Estado. “Ficam tentando achar pelo dentro do ovo”.

Um fiscal do Ministério da Agricultura teria enviado um relatório à OIE sobre as condições sanitárias do Estado sem sequer comunicar o ministro Reinold Stephanes. O governador não quis revelar o nome do servidor, que já teria sido afastado, segundo ele.

Indonésia

Independente da certificação da OIE, André está otimista quanto ao mercado de carne. Disse que a Indonésia demonstrou interesse em comprar o produto do Estado. Uma equipe já veio nesse ano averiguar as condições sanitárias e fazer os primeiros contatos.

O frigorífico Bertin estaria sendo contratado para fazer a venda. Outra missão da Indonésia chega no mês que vem e deve adiantar o negócio, que compreenderia 140 mil toneladas de carne por ano, disse o governador.






João Prestes e Valdelice Bonifácio

SIGA-NOS NO Google News