Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aftosa: Bolívia monta barreiras na fronteira com MS

Marcelo Fernandes, do Corumba Online - 14 de outubro de 2005 - 14:01

Fiscais sanitários borrifam veneno contra vírusCorumba Online
Fiscais sanitários borrifam veneno contra vírusCorumba Online

O Ministério de Assuntos Campesinos e Agropecuários, da Bolívia, proibiu a entrada de carne bovina brasileira no País. O governo boliviano ainda determinou a montagem de barreiras sanitárias na fronteira com Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. As medidas – que entraram em execução nesta quinta-feira (13) – devem durar quinze dias e foram originadas pela descoberta de um foco de febre aftosa na cidade sul-mato-grossense de Eldorado.

Fiscais sanitários, acompanhados da Polícia do Exército, fiscalizam a entrada de veículos em território boliviano. Uma barreira sanitária, montada na cidade de Arroyo Concépcion, logo após o cruzamento da fronteira, é responsável pela borrifação de veneno, contra um possível vírus da aftosa, em carros; motos; caminhões; ônibus e bicicletas.

Militares do Exército também ocupam, segundo relatos da equipe que realiza a inspeção sanitária em Arroyo Concépcion, postos estratégicos ao longo da zona fronteiriça com Corumbá para impedir a entrada de veículos brasileiros que tenham carne bovina como carga. O embargo preventivo, inicialmente por quinze dias, pode ser ampliado para trinta dias, informou, ao Corumbá On Line, o inspetor do Ministério local, William Mendez.

Uma comissão do Ministério de Assuntos Campesinos e Agropecuários está na região de Arroyo Concépcion e deve ser reunir com autoridades e pecuaristas brasileiros para discutir as medidas adotadas pelo governo da Bolívia.

A região boliviana da Chiquitania, área que faz divisa com o município corumbaense tem rebanho com status de liberado com vacinação, concedido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), assim como o rebanho bovino de Corumbá.

SIGA-NOS NO Google News