Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Africanos chegam clandestinos a Recife e são presos

Márcia Wonghon/ABr - 11 de maio de 2004 - 10:33

Mais quatro africanos que desembarcaram no porto do Recife, depois de viajar como clandestinos escondidos no porão de um navio, estão em prisão administrativa, no Centro de Triagem, Cotel, em Abreu e Lima, na região metropolitana.

Os jovens, com idade entre 17 e 27 anos, saíram do Porto de Conacri, na República da Guiné, e viajaram por seis dias, alimentando-se só com biscoitos e água, em dois compartimentos do porão do navio de bandeira maltesa, Inzhener Plavinksiy, que veio buscar uma carga de seis mil toneladas de açúcar.

Em depoimento na sede da Polícia Federal, após serem fotografados e identificados, eles contaram que trabalhavam como estivadores e embarcaram sem tomar conhecimento do roteiro da viagem, acreditando que iam para a Europa, em busca de melhores oportunidades de trabalho.
O grupo recebe hoje, no posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vacinas contra a febre amarela, o sarampo, rubéola e poliomielite.

De acordo com o assessor de comunicação social da Polícia Federal, Giovani Santoro, em menos de um ano, 16 africanos da Nigéria, Guiné e Costa do Marfim chegaram ao Recife como clandestinos, viajando em porões de navios cargueiros. Apenas dois conseguiram autorização do ministério da Justiça para viver no Brasil, porque tinham status de refugiados do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) e corriam risco de vida se retornassem ao país de origem. Os outros aguardam em prisão administrativa o momento de ser repatriados.

SIGA-NOS NO Google News