Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/01/2013 07:44

AEM/MS orienta consumidor sobre plugues e tomadas em eletrodomésticos

Notícias MS/ Bianca Caruso

Desde o dia 1° de janeiro o comércio (atacadista/varejista) não pode mais vender aparelhos eletrodomésticos fora do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, de acordo com a Portaria Inmetro n° 371, de 29/12/2009, que contempla 97 famílias de eletrodomésticos e similares, nacionais e importados.

Apenas ficaram de fora os produtos já inseridos em um Requisito de Avaliação da Conformidade (RAC) específico que integram o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os quais já são avaliados diretamente no programa de eficiência energética.

O mercado brasileiro passou a comercializar dois modelos de plugues (com dois ou três pinos redondos) e tomadas (tomadas com três orifícios de 4 mm ou 4,8 mm). A adequação foi feita para proteger o consumidor e diminuir as acidentes como choques elétricos, incêndios e até mortes.

Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento (como por exemplo ar-condicionado, refrigeradores, computadores, etc.), uma vez que o terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito. Essas mudanças contribuíram para que os plugues sejam mais econômicos, protegendo o usuário e as instalações elétricas.

A diretora técnica da Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), Luciana Boni Cogo, ressalta aos consumidores que a medida visa diminuir a concorrência desleal de produtos importados ou contrabandeados que não atendem as normas técnicas comprometendo a segurança das instalações e do usuário. “A certificação compulsória contribui para que o fabricante aperfeiçoe seus produtos e quem ganha com isso é o usuário”, afirma.

Caso o consumidor encontre produto irregular pode denunciar no telefone 0800 67 5220.

Fonte: AEM/MS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)