Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aécio critica antecipação do debate eleitoral

Carolina Pimentel/ABr - 22 de novembro de 2005 - 14:00

A oposição não deve radicalizar o embate político e antecipar o debate eleitoral. A afirmação é do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que se encontrou hoje (22) com o presidente Luiz Inacio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Para o governador, que é do PSDB, a radicalização na luta política impede a discussão de propostas importantes para o país. "Estamos vivendo um processo de radicalização excessiva e antecipação prematura do processo eleitoral. Não acho adequado que, um ano antes das eleições, tenhamos como pauta exclusiva das discussões políticas quem será o próximo presidente da República. Não podemos retaliar o governo derrotando matérias que são importantes para o país só porque elas vêm do governo", afirmou Aécio.

Ele criticou a oposição feita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também do PSDB. "A oposição que o PT fez ao governo do Fernando Henrique, radicalizada e inconseqüente, às vezes, não serve para o meu PSDB. O PSDB tem uma referência muito importante na sociedade. Por isso, tem que fazer oposição dura e contundente, mas também construtiva e positiva".

O governador defende uma relação civilizada entre oposição e governo federal para que o país não fique parado. Para ele, o convite de Lula para a conversa de hoje foi um passo importante para melhorar a interlocução política. "É natural que a oposição critique e cobre ações do governo, mas acho que isso pode ser feito num nível mais adequado. Temos ainda um período longo antes das eleições. Me preocupa muito a antecipação do processo eleitoral, que teria como conseqüência a impossibilidade de discussão e votação de matérias extremamente relevantes".

Aécio Neves disse que tem disposição de buscar uma interlocução com o governo para a construção de uma agenda que permita, pelo menos até meados do ano que vem, avançar em matérias como a reforma tributária.

SIGA-NOS NO Google News