Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Advogados de Jefferson entram com recurso no STF

Agência Câmara - 15 de setembro de 2005 - 16:52

Os advogados de Roberto Jefferson entraram nesta quinta-feira com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a cassação do mandato de deputado, ocorrida ontem. Eles argumentam cerceamento do direito de defesa e constrangimento em seus direitos. O advogado Itapuã Prestes de Messias reclama: "Nunca vi, na história da República, uma acusação que fosse móvel e uma defesa fixa, como ocorreu com Roberto Jefferson. Os termos da representação, os termos da denúncia foram todos comprovados. Foram elementos estranhos à denúncia que cassaram o deputado Roberto Jefferson, e sobre esses elementos ele não teve o direito de defesa."

Sentimento da sociedade
O líder do PTB, deputado José Múcio Monteiro (PE), um dos principais defensores de Roberto Jefferson, lamentou a cassação. Ele ficou surpreso com o quorum de 489 parlamentares presentes à votação no plenário. "Lamento pela sociedade, que estava torcendo para que o mandato dele fosse poupado. Acho que Jefferson fez um serviço para o País. Nós, por meio das denúncias dele, poderemos agora construir um Parlamento diferente."
O líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ), discorda de José Múcio quanto ao sentimento do povo brasileiro. "Acho que era o resultado que a sociedade esperava. Os deputados entenderam que cabia a cassação de Roberto Jefferson, foi a decisão da maioria e a decisão da maioria é a decisão da Casa."

Outras cassações
Para o líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP), a cassação de Jefferson sinaliza o que pode ocorrer daqui para frente com os quase 20 pedidos de perda de mandato que tramitam na Câmara. "O que houve indica que há uma disposição da Câmara dos Deputados de pegar os cabeças desse processo montado de corrupção no País, que foi comandado pela Direção Nacional do PT, mas que envolveu o Poder Executivo, partidos, deputados, parlamentares. Esse processo todo vai dar continuidade, ou seja, esses cabeças devem ter seu mandato cassado."
Roberto Jefferson foi o segundo deputado a ter o mandato cassado na atual legislatura. O primeiro foi André Luiz, também do Rio de Janeiro. Jefferson interrompe o sexto mandato dele como deputado federal, que começou em 1983, sempre pelo PTB.


Reportagem - Marise Lugullo
Edição - Regina Céli Assumpção

SIGA-NOS NO Google News