Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/10/2012 21:33

Advogado de José Dirceu diz que defesa respeita condenação

Débora Zampier, Agência Brasil

Brasília - O advogado José Luis de Oliveira Lima, que defende o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu na Ação Penal 470, disse hoje (9) que seu cliente irá respeitar o veredito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua participação no esquema conhecido como mensalão, embora não concorde com o ponto de vista manifestado pela maioria dos ministros.

“Apesar de não concordar com o resultado obtido até agora, a defesa respeita. Entendemos que o olhar que eles deram para os autos não foi o mesmo da defesa, houve uma análise equivocada”, disse Oliveira Lima a jornalistas no final da sessão desta terça-feira (9). Embora a votação ainda não tenha terminado, Dirceu já está sendo condenado por maioria de 6 votos a 2.

O advogado informou que vai aguardar os dois votos restantes referentes ao capítulo em análise, que serão proferidos amanhã pelo decano Celso de Mello e pelo presidente Carlos Ayres Britto, e a publicação do acórdão do julgamento para estudar que medida tomar em defesa de seu cliente. “Se é que há medida [a ser tomada]”, completou.

Sobre a possibilidade de recorrer à Organização dos Estados Americanos (OEA), Oliveira Lima disse que ainda não discutiu a medida com Dirceu, que, segundo o defensor, vai se manifestar em momento oportuno. O advogado ainda negou que tenha afirmado que houve politização do julgamento. “Jamais disse isso. Só acredito que a divergência faz parte do Estado Democrático de Direito”.

O advogado Luiz Pacheco, que representa o ex-presidente do PT José Genoino, protestou contra a condenação de seu cliente pelo silêncio. “Ante a perplexidade diante do resultado que a gente considera injusto, pela condenação, vamos ficar calados. Hoje, a defesa fala através do silêncio”. Genoino está sendo condenado por 7 votos a 1.

Embora seu cliente não faça parte desta etapa do julgamento, em que se analisa o crime de corrupção ativa, o advogado de Roberto Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, também falou com jornalistas ao final da sessão de hoje. Ele evitou comentar a condenação dos integrantes do PT e também não confirmou a tese de que seu cliente é inimigo de José Dirceu. “Nunca perguntei se eles se amam ou se odeiam”.

Perguntado sobre a valorização do depoimento de Jefferson pela maioria dos ministros do STF, o advogado disse que ficou claro que “mentindo ele não estava” e que “a maioria do povo do Brasil deu razão a Roberto Jefferson”. Ele ainda acredita que seu cliente possa ser absolvido até o final do julgamento, o que, segundo ele, é diferente de ter a pena reduzida por ser o primeiro a falar do esquema.

Edição: Lana Cristina

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)