Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

09/10/2012 21:33

Advogado de José Dirceu diz que defesa respeita condenação

Débora Zampier, Agência Brasil

Brasília - O advogado José Luis de Oliveira Lima, que defende o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu na Ação Penal 470, disse hoje (9) que seu cliente irá respeitar o veredito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua participação no esquema conhecido como mensalão, embora não concorde com o ponto de vista manifestado pela maioria dos ministros.

“Apesar de não concordar com o resultado obtido até agora, a defesa respeita. Entendemos que o olhar que eles deram para os autos não foi o mesmo da defesa, houve uma análise equivocada”, disse Oliveira Lima a jornalistas no final da sessão desta terça-feira (9). Embora a votação ainda não tenha terminado, Dirceu já está sendo condenado por maioria de 6 votos a 2.

O advogado informou que vai aguardar os dois votos restantes referentes ao capítulo em análise, que serão proferidos amanhã pelo decano Celso de Mello e pelo presidente Carlos Ayres Britto, e a publicação do acórdão do julgamento para estudar que medida tomar em defesa de seu cliente. “Se é que há medida [a ser tomada]”, completou.

Sobre a possibilidade de recorrer à Organização dos Estados Americanos (OEA), Oliveira Lima disse que ainda não discutiu a medida com Dirceu, que, segundo o defensor, vai se manifestar em momento oportuno. O advogado ainda negou que tenha afirmado que houve politização do julgamento. “Jamais disse isso. Só acredito que a divergência faz parte do Estado Democrático de Direito”.

O advogado Luiz Pacheco, que representa o ex-presidente do PT José Genoino, protestou contra a condenação de seu cliente pelo silêncio. “Ante a perplexidade diante do resultado que a gente considera injusto, pela condenação, vamos ficar calados. Hoje, a defesa fala através do silêncio”. Genoino está sendo condenado por 7 votos a 1.

Embora seu cliente não faça parte desta etapa do julgamento, em que se analisa o crime de corrupção ativa, o advogado de Roberto Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, também falou com jornalistas ao final da sessão de hoje. Ele evitou comentar a condenação dos integrantes do PT e também não confirmou a tese de que seu cliente é inimigo de José Dirceu. “Nunca perguntei se eles se amam ou se odeiam”.

Perguntado sobre a valorização do depoimento de Jefferson pela maioria dos ministros do STF, o advogado disse que ficou claro que “mentindo ele não estava” e que “a maioria do povo do Brasil deu razão a Roberto Jefferson”. Ele ainda acredita que seu cliente possa ser absolvido até o final do julgamento, o que, segundo ele, é diferente de ter a pena reduzida por ser o primeiro a falar do esquema.

Edição: Lana Cristina

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)