Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Advogado afirma que CNA pode recorrer contra Fundersul

06 de junho de 2007 - 10:33

O advogado da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Gervásio Alves de Oliveira Júnior, informou que a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) ainda poderá recorrer contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que há uma semana considerou constitucional a Lei 1.963/99 do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), criado pelo governo. O fundo taxa transporte de grãos e animais.

Oliveira, autor da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), diz que aguarda a publicação do acórdão do julgamento para avaliar se cabe recurso no âmbito do próprio Supremo. “Levamos em consideração o fato de a sentença não ter sido por unanimidade. Foram seis votos a favor e um contra numa corte formada por 11 juizes, além do que a própria AGU (Advocacia Geral da União) já havia se manifestado pela inconstitucionalidade”, comentou.

A ação é baseada no argumento de que o Fundo cobrado sobre a comercialização de produtos agropecuários fere a Constituição ao sobrepor uma atribuição federal para estabelecer uma nova forma de tributação aos produtores rurais. O Fundo foi implantado no primeiro mandato do governo de Zeca do PT. (Campo Grande News)

SIGA-NOS NO Google News