Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/05/2008 19:10

Advogado aconselha produtores a recalcular dívidas

A decisão final do governo federal a respeito da renegociação das dívidas do setor agrícola está sendo esperada para amanhã (21/05), quando deverá ser publicada a medida provisória que trata deste assunto.



Entretanto, segundo o advogado Carlos Alberto Pereira, especialista em contratos de Execução e Revisão Judicial, não se deve esperar que esta medida traga a solução definitiva para o problema de endividamento do setor produtivo “A medida provisória não vai solucionar o problema como muitos esperam, até porque o governo federal já antecipou que não tem como atender totalmente as reivindicações dos produtores rurais”, lembra o advogado.



Na opinião dele, os envolvidos nessa questão deveriam se preocupar principalmente com o recálculo dos valores devidos e não propriamente com a prorrogação de prazos para pagamento. “Prorrogar prazos simplesmente não resolve. Nada muda enquanto não se atingir o cerne do problema. É necessária uma revisão dos encargos financeiros tanto das cédulas de origem quanto das cédulas de securitização e PESA (Programa Especial de Saneamento de Ativos), visando a revisão do saldo devedor”, enfatiza o especialista.



Ele faz um alerta importante aos produtores quanto à importância do recálculo das dívidas, depois de anunciadas as propostas do governo: ma vez feito o recálculo com base nessas propostas, o produtor deve repetir o procedimento baseando-se nos benefícios que a justiça já concede normalmente. “Somente depois de feitas e comparadas essas duas análises é que o produtor vai poder se definir se é mais vantajoso para ele quitar seus débitos aderindo à proposta do governo ou ajuizando uma ação na qual solicita a revisão dos encargos financeiros”, detalha o Dr. Carlos Alberto.



Ele lembra ainda que, por lei, o produtor rural já tem direito à limitação de juros, à limitação em 10% ao ano de mora para os encargos por inadimplemento e também à prorrogação de prazos, caso ocorra frustração da safra ou perda de renda.



Por fim o advogado recomenda que os produtores busquem orientação de um profissional especialista em operações rurais, capaz de fazer uma análise dos efeitos financeiros da medida provisória, antes de optar por uma ou outra solução para os seus problemas de endividamento.



Vale lembrar que o Dr. Carlos Alberto estará em Campo Grande (MS), no Salão de Convenções do Hotel Jandaia, no dia 31/05, para ministrar o seminário, “A Legislação rural e as interpretações do STJ”. “O meu objetivo é tirar dúvidas sobre a legislação específica para a atividade rural e prestar esclarecimentos quanto às interpretações que o Superior Tribunal de Justiça, para esse conjunto de leis”, ressalta. No dia 07 de junho será a vez de Dourados (MS) sediar o mesmo evento. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27/05, através do site www.defesarural.com.br ou pelos telefones (17) 3323-3499 e 3323-8451, observada a disponibilidade de vagas.



Márcia Dietrich

Sato Comunicação

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)