Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ádria Santos disputa Copa do Mundo Paraolímpica

10 de maio de 2005 - 05:40

A única representante brasileira do atletismo na Copa do Mundo Paraolímpica, entre os próximos dias 12 e 15 de maio, em Manchester, na Inglaterra, é a mineira Ádria Santos. A velocista, que atualmente mora em Joinville, Santa Catarina, consolidou-se após os Jogos Paraolímpicos de Atenas como a maior brasileira em número de medalhas de todas as Paraolimpíadas, com quatro ouros e oito pratas.

Ádria integra a delegação brasileira que é composta também pelos nadadores Adriano Galvão, Clodoaldo Silva e José Afonso Medeiros, o Caco. Os quatro competirão com cerca de 350 atletas de 49 países, selecionados entre os melhores resultados dos Jogos de Atenas, em suas respectivas categorias, no atletismo, natação, ciclismo (velódromo) e basquetebol em cadeira de rodas.

Ádria possui uma trajetória esportiva que somente os maiores ídolos mundiais chegaram a conquistar. Nascida em Nanuque, em Minas Gerais, Ádria, de 30 anos, é hoje uma das velocistas cegas mais rápidas do mundo. A atleta ficou cega ao longo dos anos em decorrência da retinose pigmentar e do astigmatismo de nascença. Desde a infância gostava de correr, mas sua trajetória esportiva começou mesmo em 1987, no Instituto São Rafael, escola para deficientes visuais, em Belo Horizonte. Com apenas 14 anos, a menina que na infância adorava brincar de rodar dentro de pneus grandes e de dar cambalhotas, ganhava duas medalhas de prata nos 100m e nos 400m, em plena Paraolimpíada de Seul.

Na Copa do Mundo, Ádria correrá os 100m, uma das provas em que é especialista e conquistou o ouro em Atenas, com 12s55. Além do ouro nos 100m, a velocista trouxe também da última Paraolimpíada duas pratas, nos 200m e nos 400m rasos.

* Copa do Mundo Paraolímpica – A competição reunirá mais de 350 atletas de 49 países, entre dias 12 e 15 de maio, em Manchester, na Inglaterra. A Copa conta com atletas de quatro modalidades: atletismo, natação, ciclismo (velódromo) e basquetebol em cadeira de rodas. A delegação brasileira embarca no dia 11, com previsão de chegada na Inglaterra na manhã do dia 12. Os atletas participantes foram selecionados a partir das suas performances na última edição dos Jogos Paraolímpicos, em Atenas, Grécia.



Delegação brasileira – Atletas: Adriano Galvão, Clodoaldo Silva e José Afonso Medeiros, na natação, e Ádria Santos, no atletismo. Staff: Edílson Alves (chefe da delegação), Andrew Parsons (secretário-geral), Roberto Vital (diretor-médico), José Faustino de Lima (enfermeiro), Carlos Paixão (técnico da natação) e Ciro Winckler (técnico da natação).



Imagens, fotos e releases – Durante a competição, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) disponibilizará, por meio de sua Assessoria de Comunicação, fotos e releases para os veículos interessados. Com o auxílio de uma produtora, a Íntegra Produções, o CPB também disponibilizará imagens das competições. Para mais informações entre em contato com a Assessoria.





Assessoria de Comunicação do CPB

SIGA-NOS NO Google News