Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/04/2005 07:43

Adeptos do Culto Afro de MS resgatam Federação

Luis Junot

Objetivando combater a discriminação e o preconceito ainda existente com relação a religião afro brasileira, adeptos do culto afro elegeram no último dia 20 de abril a nova diretoria da Federação Sulmatogrossense dos Cultos Afro Axé Ilê, fundada em 08 de outubro de 1988.

De acordo com o presidente eleito, Karles Denis Rodrigues Guimarães apesar do direito constitucional de liberdade religiosa, ainda hoje, os adeptos do culto afro – umbanda e candomblé -, sofrem discriminações e preconceito por parte da sociedade. “Algumas pessoas ainda acreditam que praticamos o mal, mas nossa missão espiritual é baseada em fazer apenas o bem. Através dos orixás (energia que provém da natureza) e guias promovemos o atendimento espiritual de boa parte dos cidadãos, que em parte, por causa do preconceito não assumem a sua verdadeira fé”, afirma.

Segundo Denis Guimarães é justamente contra esse preconceito que a nova diretoria pretende trabalhar, na busca da união de todos os adeptos do culto afro, bem como, conquistar o respeito que merecem da sociedade. “Além de promover o equilíbrio espiritual dos freqüentadores dos centros, também realizamos campanhas de arrecadação e distribuição de roupas, alimentos, medicamentos e outras necessidades das pessoas carentes, porque não sermos consideradas pessoas comuns já que até o Papa João Paulo II reconheceu a nossa religião”, indaga.

Ele informou ainda que a nova diretoria vai estar em contato permanente com a imprensa, para esclarecer a verdadeira identidade de pessoas que se passam por zeladores de orixás ou padrinhos de umbanda, mas que, no entanto são detidas com drogas e envolvidas com a criminalidade. “Quem zela os orixás ou verdadeiramente incorpora guias espirituais, não pode se envolver com drogas e criminalidade. Esses não são aceitos em nosso meio e nem reconhecidos espiritualmente. As pessoas sérias da religião abominam esse tipo de coisa”, destaca.

Para isso, a nova diretoria que também é composta por um Conselho de Ética, através da filiação de seus associados estará cadastrando e fiscalizando todos os centros existentes no Estado de Mato Grosso do Sul. “Só aqueles que reconhecidamente preencherem os requisitos estabelecidos em nosso estatuto, e na religião serão filiados e identificados pela Federação”, observa.

A nova diretoria eleita (2005/2008) é composta pelos seguintes membros: Karles Denis Rodrigues Guimarães (Presidente); Marcílio Cordeiro de Barros (Vice-presidente); Zilá Dutra (Secretária Geral); Carla Beatriz Ottoni Borges Cordeiro de Barros (1ª Secretária); Vanderlei Silva (1° Tesoureiro); Solange Aparecida Xavier (2° Tesoureiro); Alexandre Nicolich Neto (Diretor Social); Luiz Afonso Junot Morisson (Assessor de Imprensa); Pedro Fernandes Costa Gaeta, Gil Xavier e Ogacir (Conselho de Ética); Luis Pascoal dos Santos, Tânia Mara Goes Paes e Lucas Junot Dutra Morisson (Conselho Fiscal).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)