Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/04/2005 07:43

Adeptos do Culto Afro de MS resgatam Federação

Luis Junot

Objetivando combater a discriminação e o preconceito ainda existente com relação a religião afro brasileira, adeptos do culto afro elegeram no último dia 20 de abril a nova diretoria da Federação Sulmatogrossense dos Cultos Afro Axé Ilê, fundada em 08 de outubro de 1988.

De acordo com o presidente eleito, Karles Denis Rodrigues Guimarães apesar do direito constitucional de liberdade religiosa, ainda hoje, os adeptos do culto afro – umbanda e candomblé -, sofrem discriminações e preconceito por parte da sociedade. “Algumas pessoas ainda acreditam que praticamos o mal, mas nossa missão espiritual é baseada em fazer apenas o bem. Através dos orixás (energia que provém da natureza) e guias promovemos o atendimento espiritual de boa parte dos cidadãos, que em parte, por causa do preconceito não assumem a sua verdadeira fé”, afirma.

Segundo Denis Guimarães é justamente contra esse preconceito que a nova diretoria pretende trabalhar, na busca da união de todos os adeptos do culto afro, bem como, conquistar o respeito que merecem da sociedade. “Além de promover o equilíbrio espiritual dos freqüentadores dos centros, também realizamos campanhas de arrecadação e distribuição de roupas, alimentos, medicamentos e outras necessidades das pessoas carentes, porque não sermos consideradas pessoas comuns já que até o Papa João Paulo II reconheceu a nossa religião”, indaga.

Ele informou ainda que a nova diretoria vai estar em contato permanente com a imprensa, para esclarecer a verdadeira identidade de pessoas que se passam por zeladores de orixás ou padrinhos de umbanda, mas que, no entanto são detidas com drogas e envolvidas com a criminalidade. “Quem zela os orixás ou verdadeiramente incorpora guias espirituais, não pode se envolver com drogas e criminalidade. Esses não são aceitos em nosso meio e nem reconhecidos espiritualmente. As pessoas sérias da religião abominam esse tipo de coisa”, destaca.

Para isso, a nova diretoria que também é composta por um Conselho de Ética, através da filiação de seus associados estará cadastrando e fiscalizando todos os centros existentes no Estado de Mato Grosso do Sul. “Só aqueles que reconhecidamente preencherem os requisitos estabelecidos em nosso estatuto, e na religião serão filiados e identificados pela Federação”, observa.

A nova diretoria eleita (2005/2008) é composta pelos seguintes membros: Karles Denis Rodrigues Guimarães (Presidente); Marcílio Cordeiro de Barros (Vice-presidente); Zilá Dutra (Secretária Geral); Carla Beatriz Ottoni Borges Cordeiro de Barros (1ª Secretária); Vanderlei Silva (1° Tesoureiro); Solange Aparecida Xavier (2° Tesoureiro); Alexandre Nicolich Neto (Diretor Social); Luiz Afonso Junot Morisson (Assessor de Imprensa); Pedro Fernandes Costa Gaeta, Gil Xavier e Ogacir (Conselho de Ética); Luis Pascoal dos Santos, Tânia Mara Goes Paes e Lucas Junot Dutra Morisson (Conselho Fiscal).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)