Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

AÇÚCAR: Ministério da Saúde alerta para os riscos do consumo excessivo

Agência do Rádio - 30 de julho de 2011 - 08:10

Sessenta e um por cento da população brasileira exagera no açúcar. É o que mostra a Pesquisa de Orçamento Familiar divulgada recentemente pelo IBGE. Os dados revelam que os brasileiros – sobretudo os adolescentes – estão trocando alimentos mais saudáveis, como frutas e cereais integrais, por biscoitos recheados, refrigerantes e sucos adoçados. E essa troca não é vantajosa, pois aumenta o risco de contrair doenças crônicas, uma das principais causas de morte no mundo, de acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde. O coordenador-adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, diz que o açúcar está relacionado diretamente ao aumento de peso, o que facilita o surgimento de doenças como hipertensão e diabetes.


\\\"Ele tem relação direta com todo um hábito alimentar que está relacionado ao desenvolvimento de excesso de peso e obesidade e traz todas as doenças que estão associadas, vem todo um conjunto de doença crônicas em que o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco.\\\"

Uma dica do coordenador-adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, é diminuir a quantidade de açúcar na hora da preparação de bebidas e outras receitas doces. Outro alerta serve para os alimentos processados, que levam grande teor da substância em sua composição.


\\\"Principalmente no caso dos alimentos processados, que têm um conteúdo de açúcar muito elevado. Por exemplo, um alimento que é muito dado para crianças que são aqueles sucos industrializados. Ao mesmo tempo que se pensa estar vinculando a uma alimentação saudável mas está trazendo também o risco que é por esse excesso de açúcar que vem naquele alimento.\\\"

Eduardo Nilson, coordenador-adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde alerta que os pais devem ficar atentos à quantidade de açúcar consumido pelos filhos, para evitar o aparecimento precoce das doenças crônicas não-transmissíveis.

Reportagem, Alexandre Souza

SIGA-NOS NO Google News