Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acordos estudados entre Brasil e Bolívia interessam MS

Waldemar Gonçalves Jr. / Campo Grande News - 08 de julho de 2004 - 16:31

De seis acordos previstos para serem firmados pelo governo brasileiro durante visita, hoje, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Bolívia, pelo menos cinco têm pontos que interessam a Mato Grosso do Sul. O governador Zeca do PT integra a comitiva presidencial no país vizinho.
Alguns pontos foram destacados em nota divulgada há pouco pela APN (Agência Popular de Notícias). Além do entendimento para a implantação do pólo gasquímico Corumbá-Puerto Suarez e a pavimentação da rodovia Roboré-Puerto Suarez, trecho situado na fronteira com Mato Grosso do Sul, considerado importante no processo de integração econômica da América do Sul, entre os pontos já estabelecidos entre os dois países está o acordo para o acesso de brasileiros ao território boliviano com a apresentação apenas da carteira de identidade, e vice versa. Atualmente, o passaporte é documento obrigatório para os cidadãos dos dois países que quiserem cruzar a fronteira.
“O Brasil já tem esse tipo de procedimento com outros países da América do Sul. Faltava a Bolívia. Com certeza isso representa mais um passo no caminho da integração sul-americana”, comentou o embaixador brasileiro na Bolívia, Antonino Mena Barreto. Segundo as informações oficiais, ele já está em Santa Cruz de la Sierra a espera do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele estima que novidade deverá estar em vigor no prazo máximo de dois meses.
Outra questão apontada como de interesse direto de Mato Grosso do Sul diz respeito ao acordo batizado pelos bolivianos de “hermandad fronteriza”. Pela proposta, os bolivianos que residem na região de fronteira com o Brasil poderão usar os serviços de saúde, educação e de transporte brasileiros, como se estivessem em território boliviano.
Procedente de Puerto Iguazú (Argentina), onde aconteceu ontem e hoje a 26ª reunião de cúpula do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar em instantes no Aeroporto Viru-Viru, situado a 15 quilômetros do centro de Santa Cruz de la Sierra. Na comitiva estão o governador Zeca do PT e o presidente boliviano, Carlos Mesa.

SIGA-NOS NO Google News