Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acordo prevê qualificação técnica de profissional do SUS

Marta Ferreira - Campo Grande News - 29 de maio de 2008 - 16:39

Termo de cooperação assinado hoje entre os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Gomes Temporão, prevê acordo de cooperação técnica para qualificação de profissionais em áreas estratégicas para o SUS (Sistema Único da Saúde). Em cinco anos, o investimento previsto é de R$ 49 milhões.

O objetivo do acordo é a capacitação de recursos humanos para áreas específicas definidas pelo Ministério da Saúde, como pesquisa clínica e avaliação de tecnologia. Além de bolsas de estudo por meio do Programa de Estágios Pós-Doutorais em Saúde Humana, está previsto o oferecimento de até 30 auxílios financeiros por ano, que, ao final, deverão somar R$ 300.000 por aluno.

O processo será gerenciado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, que, segundo divulgado, oferecerá as primeiras bolsas ainda neste ano.

Outra ação prevista pelo acordo é a formação de tutores para qualificar os estudantes da graduação com perfil adequado para atender as necessidades da saúde pública no Brasil. O Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde também prevê o pagamento de bolsas para os professores e alunos que integrarem o projeto.

SIGA-NOS NO Google News