Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

Últimas Notícias

13/07/2005 13:38

Acordo com Mercosul pode sair até maio de 2006

A União Européia espera que o Acordo de Associação Birregional com o Mercosul seja firmado até maio de 2006, quando será realizada em Viena (Áustria) a 4ª Conferência de Cúpula União Européia-América Latina e Caribe.

"Estou disposta a dar ímpeto político à negociação. Nosso objetivo é a Cúpula de Viena", revelou a comissária de Relações Exteriores da União Européia, embaixadora Benita Ferrero-Waldner, que hoje na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pediu empenho dos empresários junto ao governo brasileiro, a fim de acelerar as negociações entre os dois blocos.

Passo importante neste sentido pode ser dado em reunião marcada para 2 de setembro, em Genebra (Suíça), entre os ministros das Relações Exteriores dos quatro países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e comissários europeus.

O acordo empacou em setembro do ano passado, quando Mercosul e União Européia apresentaram ofertas consideradas insatisfatórias por ambos as partes. "Ambos os lados, por enquanto, não chegaram a um acordo. Mas já negociamos há muitos anos e é sempre nas negociações finais que aparecem os problemas", disse Ferrero-Waldner. "É muito importante que trabalhemos junto com a comunidade empresarial", enfatizou.

A comissária apontou como áreas problemáticas para o acordo agricultura, investimentos, compras governamentais e setor automotivo. Aos empresários, destacou ainda a importância do fortalecimento das relações entre os países do Mercosul. De acordo com a comissária, a União Européia reconhece o Brasil com um global player e espera que o país exerça integralmente o papel de liderança emergente.

\"O Brasil é uma potência global emergente, reconhecemos e nos ajustamos a essa realidade, mas esperamos que o Brasil exerça esse papel de liderança, inclusive no âmbito de instituições como a Organização Mundial do Comércio", declarou. O Brasil foi o primeiro país da América do Sul visitado pela embaixadora como Comissária de Relações Exteriores da União Européia.

Sua agenda incluiu reunião de trabalho com o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em Brasília. "Brasil e União Européia têm um relacionamento econômico de alto nível.

Somos o principal parceiro comercial brasileiro e o Brasil é nosso principal parceiro na América Latina, mas nossas relações poderiam ser ainda mais fortes e uma visita sempre dá novo impulso", justificou Ferrero-Waldner, destacando as possibilidades de parcerias em áreas como ciência e tecnologia e educação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Maio de 2019
Terça, 21 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Segunda, 20 de Maio de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)