Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acordo com Mercosul pode sair até maio de 2006

13 de julho de 2005 - 13:38

A União Européia espera que o Acordo de Associação Birregional com o Mercosul seja firmado até maio de 2006, quando será realizada em Viena (Áustria) a 4ª Conferência de Cúpula União Européia-América Latina e Caribe.

"Estou disposta a dar ímpeto político à negociação. Nosso objetivo é a Cúpula de Viena", revelou a comissária de Relações Exteriores da União Européia, embaixadora Benita Ferrero-Waldner, que hoje na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pediu empenho dos empresários junto ao governo brasileiro, a fim de acelerar as negociações entre os dois blocos.

Passo importante neste sentido pode ser dado em reunião marcada para 2 de setembro, em Genebra (Suíça), entre os ministros das Relações Exteriores dos quatro países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e comissários europeus.

O acordo empacou em setembro do ano passado, quando Mercosul e União Européia apresentaram ofertas consideradas insatisfatórias por ambos as partes. "Ambos os lados, por enquanto, não chegaram a um acordo. Mas já negociamos há muitos anos e é sempre nas negociações finais que aparecem os problemas", disse Ferrero-Waldner. "É muito importante que trabalhemos junto com a comunidade empresarial", enfatizou.

A comissária apontou como áreas problemáticas para o acordo agricultura, investimentos, compras governamentais e setor automotivo. Aos empresários, destacou ainda a importância do fortalecimento das relações entre os países do Mercosul. De acordo com a comissária, a União Européia reconhece o Brasil com um global player e espera que o país exerça integralmente o papel de liderança emergente.

\"O Brasil é uma potência global emergente, reconhecemos e nos ajustamos a essa realidade, mas esperamos que o Brasil exerça esse papel de liderança, inclusive no âmbito de instituições como a Organização Mundial do Comércio", declarou. O Brasil foi o primeiro país da América do Sul visitado pela embaixadora como Comissária de Relações Exteriores da União Européia.

Sua agenda incluiu reunião de trabalho com o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em Brasília. "Brasil e União Européia têm um relacionamento econômico de alto nível.

Somos o principal parceiro comercial brasileiro e o Brasil é nosso principal parceiro na América Latina, mas nossas relações poderiam ser ainda mais fortes e uma visita sempre dá novo impulso", justificou Ferrero-Waldner, destacando as possibilidades de parcerias em áreas como ciência e tecnologia e educação.

SIGA-NOS NO Google News