Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/07/2005 13:38

Acordo com Mercosul pode sair até maio de 2006

A União Européia espera que o Acordo de Associação Birregional com o Mercosul seja firmado até maio de 2006, quando será realizada em Viena (Áustria) a 4ª Conferência de Cúpula União Européia-América Latina e Caribe.

"Estou disposta a dar ímpeto político à negociação. Nosso objetivo é a Cúpula de Viena", revelou a comissária de Relações Exteriores da União Européia, embaixadora Benita Ferrero-Waldner, que hoje na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pediu empenho dos empresários junto ao governo brasileiro, a fim de acelerar as negociações entre os dois blocos.

Passo importante neste sentido pode ser dado em reunião marcada para 2 de setembro, em Genebra (Suíça), entre os ministros das Relações Exteriores dos quatro países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e comissários europeus.

O acordo empacou em setembro do ano passado, quando Mercosul e União Européia apresentaram ofertas consideradas insatisfatórias por ambos as partes. "Ambos os lados, por enquanto, não chegaram a um acordo. Mas já negociamos há muitos anos e é sempre nas negociações finais que aparecem os problemas", disse Ferrero-Waldner. "É muito importante que trabalhemos junto com a comunidade empresarial", enfatizou.

A comissária apontou como áreas problemáticas para o acordo agricultura, investimentos, compras governamentais e setor automotivo. Aos empresários, destacou ainda a importância do fortalecimento das relações entre os países do Mercosul. De acordo com a comissária, a União Européia reconhece o Brasil com um global player e espera que o país exerça integralmente o papel de liderança emergente.

\"O Brasil é uma potência global emergente, reconhecemos e nos ajustamos a essa realidade, mas esperamos que o Brasil exerça esse papel de liderança, inclusive no âmbito de instituições como a Organização Mundial do Comércio", declarou. O Brasil foi o primeiro país da América do Sul visitado pela embaixadora como Comissária de Relações Exteriores da União Européia.

Sua agenda incluiu reunião de trabalho com o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em Brasília. "Brasil e União Européia têm um relacionamento econômico de alto nível.

Somos o principal parceiro comercial brasileiro e o Brasil é nosso principal parceiro na América Latina, mas nossas relações poderiam ser ainda mais fortes e uma visita sempre dá novo impulso", justificou Ferrero-Waldner, destacando as possibilidades de parcerias em áreas como ciência e tecnologia e educação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)