Cassilândia, Sexta-feira, 28 de Julho de 2017

Últimas Notícias

22/04/2012 13:45

Ações sustentáveis aumentam lucro de empresa

Sebrae

Oitenta mil reais de rescisão trabalhista e a vontade de ter um negócio próprio com a marca da sustentabilidade levaram Douglas Ribeiro Coutinho, 56 anos, a abrir a Oficina do Granito, em Cabedelo (PB), em 1999. Especializada na produção de peças de mármore, granitos e superfícies de quartzo para obras residenciais e comerciais, a empresa tem se destacado no cenário da construção civil pelo olhar atento à preservação do meio ambiente.

Há cinco anos, após participar de cursos do programa Produção Mais Limpa, do Sebrae, Douglas começou a fazer mudanças na empresa. “A instituição teve papel fundamental no crescimento da Oficina do Granito. Aprendi com os consultores a deixar minha empresa sustentável”, ressalta.

Douglas lembra que o alto consumo de energia pesava no orçamento da empresa. “A conta de luz era a grande vilã do meu negócio”, diz. Depois da substituição das máquinas antigas por outras, com tecnologia de ponta, o consumo de energia foi reduzido em 40%. Hoje, a Oficina do Granito usa um equipamento pneumático, movido a ar comprimido. O motor da máquina é constituído por palhetas que movimentam as engrenagens e fazem a ferramenta funcionar, como uma pequena turbina, sem energia elétrica. “Empresa que não tiver um olhar voltado para a sustentabilidade não sobrevive mais no mercado”, acredita.

Douglas também teve a ideia de transformar o resíduo sólido, obtido durante o corte das peças, em brita. O material é vendido para empresas de construção civil do estado. Ele ainda usa as sobras das peças cortadas para criar formatos diferentes utilizados na construção de calçadas em residências. Outra ação importante é a reutilização da água usada nas lavagens das peças antes do corte. Essa água é decantada num tanque e volta a ser utilizada para molhar as peças e evitar que a poeira do corte seja levada para o meio ambiente.

Hoje, a Oficina do Granito tem muito o que comemorar. Com 26 funcionários, a produção mensal de 1,2 mil metros quadrados rende R$ 190 mil de faturamento. À época da inauguração, produzia 150 metros quadrados e gerava R$ 12,5 mil. “Estou tendo lucro mas sei que estou contribuindo para um planeta mais limpo e melhor”, conclui.

Rio+20

Há 40 anos, o Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa. Sustentabilidade é empreendedorismo, eficiência, inovação, gestão, lucro e responsabilidade social e ambiental. Por isso, o Sebrae é parceiro oficial da Rio+20.

O Sebrae representa 99,1% das empresas brasileiras, mais de 2 milhões de empreendedores individuais e 4,4 milhões de agricultores familiares: mais de 37 milhões de pessoas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 28 de Julho de 2017
Quinta, 27 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 26 de Julho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)