Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/10/2004 13:09

ACM submete-se a cirurgia cardíaca em São Paulo

Marcelo Gutierres / ABr

O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL/BA) foi submetido, hoje de manhã, a uma cirurgia cardíaca “de pequeno porte”, de acordo com boletim médico divulgado pelo Instituto do Coração (Incor). O senador está internado desde o último domingo (10). De acordo com a nota foi implantado “um cardiodesfibrilador automático com ressincronizador, visando tratamento de insuficiência cardíaca crônica”.

Antônio Carlos Magalhães está consciente, respira sem o auxílio de aparelho e, neste momento, está na sala de recuperação pós-anestésica do Centro Cirúrgico do Incor, de onde deverá seguir para o quarto. A recuperação do senador é estimada, segundo o boletim médico, entre 48 e 72 horas.

ACM completou, em setembro, 77 anos. Ele deu entrada no Incor no domingo passado (10) para exames de rotina de avaliação cardiológica. Nos últimos três dias, foi submetido a uma série de exames de diagnóstico (análises clínicas, eletrocardiograma, ecocardiograma) e a avaliação clínica. Os exames apontaram a necessidade de implantação do equipamento para tratar o quadro de insuficiência cardíaca confirmado pela avaliação.

Segundo o boletim, “a insuficiência cardíaca crônica (situação na qual a eficiência de contração do músculo cardíaco fica comprometida) é decorrente da evolução da doença cardíaca do senador, que culminou, em 1989, num infarto agudo do miocárdio e, em conseqüência, numa cirurgia de revascularização do miocárdio com implantação de quatro pontes (duas safenas e duas mamárias), realizada no próprio Incor”.

O cardiodesfibrilador automático com ressincronizador é composto de um circuito eletrônico sofisticado (microprocessador e bateria de longa duração) ligado a três cabos-eletrodos (fios condutores dos estímulos elétricos gerados no circuito eletrônico) que, percorrendo a veia subclávia esquerda, ficam em contato com o músculo cardíaco. Sua função é coordenar, por meio de impulsos elétricos, as batidas do coração, visando a aumentar a eficiência da contração do músculo cardíaco, a acertar a freqüência cardíaca e a interromper arritmias cardíacas malignas, caso ocorram. Na cirurgia do senador, o equipamento foi implantado por meio de incisão de cerca de quatro centímetros, na camada abaixo da pele (subcutânea), na região peitoral esquerda, com cabos-eletrodos ligados no átrio direito e nos ventrículos direito e esquerdo.

O Instituto do Coração informa que um novo boletim será divulgado somente amanhã (15), por volta das 12 horas, ou no caso de mudanças significativas do quadro clínico do paciente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)