Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/06/2004 15:14

Acidentes de trânsito matam 30 mil pessoas por ano

Milena Galdino / ABr

Cerca de 30 mil pessoas morrem e 350 mil ficam gravemente feridas todos os anos nas estradas brasileiras. Dados da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) apontam que na América Latina são cerca de 133 mil mortes anuais nas rodovias. “Não há guerra que, por mais sangrenta que seja, tire a vida de tantos homens e mulheres como o trânsito”, disse hoje o deputado Beto Albuquerque (PSB/RS), presidente da Frente Parlamentar de Trânsito, na abertura do seminário internacional “Políticas para Melhorar a Segurança no Trânsito na América Latina e no Caribe”.

No encontro, que reúne 13 países e é conduzido pela Opas, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, lembrou que a população do Brasil, num curto período de 50 anos, transformou-se de rural em urbana. “Dos anos 50 ao fim do ano passado, a frota de veículos cresceu o equivalente a 80 vezes. Fomos de 430 mil a 32 milhões de veículos”, destacou.

Dutra demonstrou preocupação com as camadas mais pobres da população que, segundo informe da Organização Mundial de Saúde (OMS), são as que sofrem mais impacto pelos desastres de trânsito. A distância diária que os moradores de subúrbios percorrem para chegar ao trabalho e a dificuldade em manter veículos próprios em boas condições de funcionamento são alguns dos fatores que mais contribuem para isso. “Precisamos de uma política de integração que oriente para educação, oferta de transporte e utilização do meio ambiente”, afirmou o ministro.

Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indica que o custo econômico dos acidentes de trânsito no Brasil é de R$ 10 bilhões por ano. Para Beto Albuquerque, a solução está no tripé educação-prevenção-fiscalização. “O controle preventivo dos níveis de álcool nos motoristas é necessário, mas hoje a legislação brasileira não permite o teste”, reclamou o deputado, referindo-se à proibição do uso do “bafômetro” sem a vontade do condutor.

Dados levados ao seminário pelo secretário de Vigilância Ambiental de Saúde, Jarbas Barbosa Júnior, dão conta de que mais de 60% dos acidentes de trânsito são causados por dois motivos isolados ou combinados: velocidade excessiva e abuso de álcool. “Isso significa que não estamos diante de acidentes, mas de eventos previsíveis e que podem ser prevenidos”, destacou o representante do Ministério da Saúde.

O seminário “Políticas para Melhorar a Segurança no Trânsito na América Latina e no Caribe” é realizado na sede da Opas, em Brasília, até quarta-feira (30) e tem a participação do Brasil, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Chile, El Salvador, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Trinidad & Tobago e Venezuela.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)