Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acidentes de trabalho geram 61 mortes por ano em MS

27 de setembro de 2006 - 14:14

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima a ocorrência anual de 2,2 milhões de mortes decorrentes de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho para uma população economicamente ativa de 2,837 bilhões de pessoas, o que representa anualmente uma morte para cada grupo de 1.289 trabalhadores. Em 2004, Mato Grosso do Sul registrou 6.010 acidentes de trabalho, com 61 óbitos, num universo de 391.660 trabalhadores. São os setores de comércios e veículos, agricultura e indústria da transformação, os que respectivamente registram maiores índices, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A informação sobre os números reais de acidentes e mortes de trabalhos no Brasil é considerada deficiente. Há expectativa de que milhares de casos não sejam comunicados oficialmente aos órgãos responsáveis. O Anuário Brasileiro de Proteção aponta que o Brasil, que ocupa a quinta posição em número de trabalhadores, situa-se na nona posição no número de acidentes e em quarto lugar no número de mortes no trabalho, sendo ultrapassado apenas pela China, Índia e Estados Unidos.

Engenheiros, médicos, advogados e demais profissionais da área prevencionista de todo o país estarão reunidos de 28 a 30 de setembro, em Campo Grande, durante o 9º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (9º Conest).

Essa edição do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho é promovida pela Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asmest), terá como tema A engenharia de segurança do trabalho na definição dos novos rumos deste milênio. A comissão organizadora espera receber mais de 400 profissionais de engenharia de segurança do trabalho, médicos, advogados e demais profissionais da área prevencionista de todo o país. Serão cursos, palestras e exposição de trabalhos científicos que acontecerão no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS).

"O encontro acontece num momento histórico de definição de novos rumos para as políticas públicas, de importantes inovações tecnológicas e da ampliação de competência dadas pela Emenda Constitucional 45", avalia a presidente da Asmest, engenheira Elisabeth Cox.

Perfil dos acidentes - Estatísticas de acidentes notificados à Previdência Social por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) mostram aumento significativo de acidentes e mortes relacionadas ao trabalho no Brasil. Nos anos de 1990, ocorreram em média 470.210 acidentes e os anos 2000, até 2004, foram registrados, em média 391.045 acidentes, deste total, 2.858 trabalhadores foram a óbito, segundo o Anuário Brasileiro de Proteção.

Os segmentos que apresentam os maiores índices de acidentes são: produtos alimentares e bebidas, agricultura, indústrias de transformação, saúde e serviços sociais, construção e comércio varejista.


MS Notícias

SIGA-NOS NO Google News