Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acidente vascular cerebral (AVC) marca essa semana

Bruna Girotto - 08 de junho de 2007 - 12:13

Essa semana foi marcada, infelizmente, pelo acidente vascular cerebral (AVC). Na terça-feira (05), o deputado Clodovil Hernandes, de 69 anos, foi internado no Hospital Sírio-Libanês com paralisia de leve intensidade do braço direito, causado por um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, também conhecido por derrame, decorrente de hipertensão arterial.

O advogado Márcio César de Almeida Dutra, acusado na Operação Xeque-Mate, passou mal na Polícia Federal e a informação inicial era que ele teria sofrido um AVC. Entretanto, o hospital informou que ele não teve AVC, mas uma crise de hipertensão.

 Hoje (08) de manhã, o fotógrafo Genivaldo Nogueira, proprietário do Jornal Tribuna do Vale e colaborador do Cassilândia News, faleceu, com 43 anos. Segundo o médico dr. José Quaranta ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), com aneurisma cerebral.

Afinal, o que é o acidente vascular cerebral (AVC)? Segundo o site Saúde Em Movimento, o AVC é a terceira causa de morte em vários países do mundo, sendo a principal causa de incapacitação física e mental.

Definição

 O acidente vascular cerebral (AVC) pode ser compreendido como uma dificuldade, em maior ou menor grau, de fornecimento de sangue e seus constituintes a uma determinada área do cérebro, determinando o sofrimento ou morte desta (neste caso, chamado infarto) e, consequentemente, perda ou diminuição das respectivas funções.

Existem basicamente dois tipos de AVC:

a) Isquêmico: quando não há passagem de sangue para determinada área, por uma obstrução no vaso ou redução no fluxo sangüíneo do corpo.

b) Hemorrágico: quando o vaso sangüíneo se rompe, extravasando sangue. Fatores de Risco Dentre os principais fatores de risco estão, a pressão arterial, doença cardiáca, colesterol ruim alto, fumo, uso excessivo de bebidas alcóolica e idade avançada.

Principais Sintomas

O AVC se manifesta de modo diferente em cada paciente:

a) Alteração da linguagem, passando a falar "enrolado" ou sem conseguir se expressar, ou ainda sem conseguir entender o que lhe é dito;

 b) perda de visão de um olho, ou parte do campo visual de ambos os olhos;

c) dor de cabeça súbita, semelhante a uma "paulada, sem causa aparente, seguida de vômitos, sonolência ou coma;

d) perda de memória, confusão mental e dificuldades para executar tarefas habituais (de início rápido).

Aparecendo esses sintomas, não necessariamente é um AVC. Todavia, a pessoa deve procurar um médico urgentemente para tratamento.

SIGA-NOS NO Google News