Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

08/06/2007 12:13

Acidente vascular cerebral (AVC) marca essa semana

Bruna Girotto

Essa semana foi marcada, infelizmente, pelo acidente vascular cerebral (AVC). Na terça-feira (05), o deputado Clodovil Hernandes, de 69 anos, foi internado no Hospital Sírio-Libanês com paralisia de leve intensidade do braço direito, causado por um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, também conhecido por derrame, decorrente de hipertensão arterial.

O advogado Márcio César de Almeida Dutra, acusado na Operação Xeque-Mate, passou mal na Polícia Federal e a informação inicial era que ele teria sofrido um AVC. Entretanto, o hospital informou que ele não teve AVC, mas uma crise de hipertensão.

 Hoje (08) de manhã, o fotógrafo Genivaldo Nogueira, proprietário do Jornal Tribuna do Vale e colaborador do Cassilândia News, faleceu, com 43 anos. Segundo o médico dr. José Quaranta ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), com aneurisma cerebral.

Afinal, o que é o acidente vascular cerebral (AVC)? Segundo o site Saúde Em Movimento, o AVC é a terceira causa de morte em vários países do mundo, sendo a principal causa de incapacitação física e mental.

Definição

 O acidente vascular cerebral (AVC) pode ser compreendido como uma dificuldade, em maior ou menor grau, de fornecimento de sangue e seus constituintes a uma determinada área do cérebro, determinando o sofrimento ou morte desta (neste caso, chamado infarto) e, consequentemente, perda ou diminuição das respectivas funções.

Existem basicamente dois tipos de AVC:

a) Isquêmico: quando não há passagem de sangue para determinada área, por uma obstrução no vaso ou redução no fluxo sangüíneo do corpo.

b) Hemorrágico: quando o vaso sangüíneo se rompe, extravasando sangue. Fatores de Risco Dentre os principais fatores de risco estão, a pressão arterial, doença cardiáca, colesterol ruim alto, fumo, uso excessivo de bebidas alcóolica e idade avançada.

Principais Sintomas

O AVC se manifesta de modo diferente em cada paciente:

a) Alteração da linguagem, passando a falar "enrolado" ou sem conseguir se expressar, ou ainda sem conseguir entender o que lhe é dito;

 b) perda de visão de um olho, ou parte do campo visual de ambos os olhos;

c) dor de cabeça súbita, semelhante a uma "paulada, sem causa aparente, seguida de vômitos, sonolência ou coma;

d) perda de memória, confusão mental e dificuldades para executar tarefas habituais (de início rápido).

Aparecendo esses sintomas, não necessariamente é um AVC. Todavia, a pessoa deve procurar um médico urgentemente para tratamento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)