Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/06/2007 12:13

Acidente vascular cerebral (AVC) marca essa semana

Bruna Girotto

Essa semana foi marcada, infelizmente, pelo acidente vascular cerebral (AVC). Na terça-feira (05), o deputado Clodovil Hernandes, de 69 anos, foi internado no Hospital Sírio-Libanês com paralisia de leve intensidade do braço direito, causado por um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, também conhecido por derrame, decorrente de hipertensão arterial.

O advogado Márcio César de Almeida Dutra, acusado na Operação Xeque-Mate, passou mal na Polícia Federal e a informação inicial era que ele teria sofrido um AVC. Entretanto, o hospital informou que ele não teve AVC, mas uma crise de hipertensão.

 Hoje (08) de manhã, o fotógrafo Genivaldo Nogueira, proprietário do Jornal Tribuna do Vale e colaborador do Cassilândia News, faleceu, com 43 anos. Segundo o médico dr. José Quaranta ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), com aneurisma cerebral.

Afinal, o que é o acidente vascular cerebral (AVC)? Segundo o site Saúde Em Movimento, o AVC é a terceira causa de morte em vários países do mundo, sendo a principal causa de incapacitação física e mental.

Definição

 O acidente vascular cerebral (AVC) pode ser compreendido como uma dificuldade, em maior ou menor grau, de fornecimento de sangue e seus constituintes a uma determinada área do cérebro, determinando o sofrimento ou morte desta (neste caso, chamado infarto) e, consequentemente, perda ou diminuição das respectivas funções.

Existem basicamente dois tipos de AVC:

a) Isquêmico: quando não há passagem de sangue para determinada área, por uma obstrução no vaso ou redução no fluxo sangüíneo do corpo.

b) Hemorrágico: quando o vaso sangüíneo se rompe, extravasando sangue. Fatores de Risco Dentre os principais fatores de risco estão, a pressão arterial, doença cardiáca, colesterol ruim alto, fumo, uso excessivo de bebidas alcóolica e idade avançada.

Principais Sintomas

O AVC se manifesta de modo diferente em cada paciente:

a) Alteração da linguagem, passando a falar "enrolado" ou sem conseguir se expressar, ou ainda sem conseguir entender o que lhe é dito;

 b) perda de visão de um olho, ou parte do campo visual de ambos os olhos;

c) dor de cabeça súbita, semelhante a uma "paulada, sem causa aparente, seguida de vômitos, sonolência ou coma;

d) perda de memória, confusão mental e dificuldades para executar tarefas habituais (de início rápido).

Aparecendo esses sintomas, não necessariamente é um AVC. Todavia, a pessoa deve procurar um médico urgentemente para tratamento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)