Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acidente com vagões de soja em Chapadão do Sul

jovemsulnews (Fernandes dos Santos) - 31 de março de 2005 - 13:36

Na última terça-feira (29/03), às 14 horas, um trem carregado de soja, vindo de Alto Taquari (MT) com destino ao porto de Santos, sofreu acidente no desvio da FERRONORTE, a 15 km de Chapadão do Sul.

Três vagões da “cauda” do trem, com 240 toneladas de soja, saíram dos trilhos, quando entravam na segunda linha do desvio.

Foi tão violento o acidente que os oito eixos de cada vagão saltaram dos trilhos e levaram consigo dormentes e rodas.

Duas equipes de manutenção vieram de Santa Fé (SP) e de Votuporanga (SP) para desobstruir o local. Trabalharam durante toda a noite e conseguiram liberar a via principal às 10 horas da manhã desta quarta-feira (30/03).

Nesse período o trânsito de cargueiros ficou represado em Alto Taquari (MT) e em Inocência (MS), porque outro acidente ocorreu na manhã do mesmo dia (29/03) com um vagão petroleiro nas proximidades das Morangas, a 80 km desta última cidade. Também ali, onde tombou um tanque de diesel, o trânsito de trens foi normalizado em menos de 24 horas.

As causas do acidente teriam sido o rompimento da manga de eixo dos truques que sustentam os vagões. Pode ter acontecido também defeito no equipamento eletromecânico que manobra o desvio, já que os primeiros sinais de rompimento dos trilhos estão no início da linha adicional.

Duas turmas revezam-se para concluir o serviço de reparação e retirada da soja onde ocorreu o acidente em Chapadão do Sul.

Numa segunda etapa um guincho ferroviário virá ao local. Os vagões danificados receberão nova rodagem e serão levados às oficinas da empresa em Araraquara para restauração.

SIGA-NOS NO Google News