Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/01/2016 16:14

Acervo de documentos do Mapa será digitalizado até dezembro de 2017

Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu nesta sexta-feira (8) oito novos analistas de tecnologia da informação que ajudarão a pasta a cumprir a meta de digitalizar 100% do seu acervo documental até dezembro de 2017. Os profissionais são servidores de carreira do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), com exercício descentralizado e acabaram de tomar posse no serviço público.

A alocação dos oito novos analistas foi possível após o Mapa negociar com o MPOG um plano de trabalho, que traz diversas metas estratégicas para a área de tecnologia da informação. Entre os objetivos, estão a digitalização de todo o acervo documental até dezembro de 2017, o cadastro de todos os serviços prestados no Portal de Serviços do Governo Federal, a implementação de um Plano de Dados Abertos e a inclusão no sistema dos serviços de georreferenciamento.

O plano de trabalho foi assinado nesta manhã pela secretária-executiva Maria Emilia Jaber durante cerimônia no MPOG. Dos oito novos analistas, sete serão alocados no Mapa e um no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Eles se juntarão aos cinco analistas de Tecnologia da Informação (TI) que já trabalham no Mapa para alavancar as medidas de modernização e transparência que vêm sendo adotadas na atual gestão.

Metas

A digitalização de todos os documentos do Mapa é uma das metas mais arrojadas do plano e vai ao encontro com o projeto eletrônico nacional do MPOG, que pretende liberar espaço físico nas repartições de todo o serviço público.

“Cuidamos da defesa agropecuária do país, da saúde dos alimentos consumidos pela sociedade. Por isso, são documentos fundamentais que precisam estar seguros e acessíveis”, afirmou Mila Jaber.

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG, Cristiano Rocha Heckert, destacou que a alocação dos analistas privilegia os órgãos que apresentam resultados. “É um reconhecimento pelo trabalho feito pelo Mapa”, assinalou durante reunião com Maria Emilia Jaber, nessa quinta-feira (7).

“Para melhorarmos cada vez mais o atendimento à população, com menos burocracia e mais eficiência, dependemos da tecnologia. Por isso, estamos muito entusiasmados com a chegada desses novos profissionais”, acrescentou a secretária-executiva.

Resultados

Heckert explicou que, inicialmente, o trabalho de TI no serviço público era voltado ao público interno, mas agora precisa se focar nas atividades finalísticas. “O objetivo é que as metas reflitam as prioridades finalísticas do Mapa, como a tecnologia vai alavancar os resultados”, observou o secretário.

Mila Jaber enfatizou que as medidas adotadas em 2015, como redução de contratos e novas ferramentas de gestão de contratos e convênios, trouxe transparência e excelência aos serviços prestados pelo Mapa. Em 2012, o ministério estava em 20º lugar no quesito tempo de um processo de convênio em situação de prestação de contas. Em 2015, pulou para o 4º lugar, reduzindo o prazo médio de 652 dias para 197.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)