Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acerte seu relógio, terminou o horário de verão

20 de fevereiro de 2005 - 10:08

O horário de verão terminou à meia-noite deste sábado. Os relógios devem ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

De acordo com dados preliminares do Operador Nacional do Sistema (ONS), a redução da demanda de energia no horário de pico nas três regiões abrangidas pelo horário de verão foi de 5,5%, ou seja, 2.412 MW. Carga que seria suficiente para sustentar, nesse período, a região metropolitana de Belo Horizonte e as cidades de Florianópolis e de Porto Alegre.

Segundo informações do ministério de Minas e Energia, a medida não tem como principal objetivo economizar energia, mas "melhorar a segurança do sistema elétrico, eliminando riscos de sobrecarga no horário de ponta, além de reduzir a geração térmica de custo mais elevado". É justamente no período do verão que aumenta a demanda de energia elétrica no horário de pico, entre 19h e 22h.

O horário de verão teve início no último dia 2 de novembro e durou 110 dias. A medida foi instituída pela primeira vez em 1931 e está sendo adotada todos os anos desde 1985. Esta foi a 31ª vez que o horário de verão foi colocado em prática no país.

SIGA-NOS NO Google News