Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/08/2005 06:50

Acarajé vai virar patrimônio cultural brasileiro

Agência Brasil

A cultura e a tradição das baianas que produzem e vendem acarajés em tabuleiros serão reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do país a partir de hoje, quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializa o registro do ofício das "Baianas do Acarajé" no Livro dos Saberes. O registro foi aprovado em dezembro do ano passado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A cerimônia ocorre às 17 horas, na Casa Berquó, em Salvador, com a participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do presidente do Iphan, Antônio Augusto Arantes e de dezenas de baianas.

Na mesma solenidade, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lança o selo comemorativo do samba de roda do Recôncavo Baiano. A manifestação cultural é considerada pelo Iphan como patrimônio imaterial do Brasil desde 2004. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o presidente da ECT, Jânio Cezar Pohren, devem participar do evento.

O samba de roda no Recôncavo Baiano é uma expressão musical e coreográfica cujos registros datam de 1860. Historiadores da Música Popular Brasileira consideram a manifestação cultural como uma das fontes do samba carioca.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)