Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acarajé vai virar patrimônio cultural brasileiro

Agência Brasil - 15 de agosto de 2005 - 06:50

A cultura e a tradição das baianas que produzem e vendem acarajés em tabuleiros serão reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do país a partir de hoje, quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializa o registro do ofício das "Baianas do Acarajé" no Livro dos Saberes. O registro foi aprovado em dezembro do ano passado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A cerimônia ocorre às 17 horas, na Casa Berquó, em Salvador, com a participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do presidente do Iphan, Antônio Augusto Arantes e de dezenas de baianas.

Na mesma solenidade, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lança o selo comemorativo do samba de roda do Recôncavo Baiano. A manifestação cultural é considerada pelo Iphan como patrimônio imaterial do Brasil desde 2004. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o presidente da ECT, Jânio Cezar Pohren, devem participar do evento.

O samba de roda no Recôncavo Baiano é uma expressão musical e coreográfica cujos registros datam de 1860. Historiadores da Música Popular Brasileira consideram a manifestação cultural como uma das fontes do samba carioca.



SIGA-NOS NO Google News