Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/11/2013 15:41

Ação de combate ao câncer de próstata convida homens a deixar o bigode crescer

Super Abril/Débora Spitzcovsky
Ação de combate ao câncer de próstata convida homens a deixar o bigode crescer

Se você é do time dos homens que defende que fazer exame de próstata prejudica a masculinidade, aqui vão alguns números para te fazer pensar melhor: mais de 50 mil novos casos de câncer de próstata são registrados, por ano, no Brasil, e matam cerca de 12 mil homens a cada 12 meses – são 95% mais mortes pela doença do que há 30 anos.

Os dados são do Ministério da Saúde, que garante que o medo e o preconceito com o dedo indicador do urologista é um dos principais culpados por essas estatísticas. Isso porque, quanto mais cedo o câncer de próstata for detectado, maiores são as chances de cura do paciente e só há um jeito de fazer isso: realizando, anualmente, após os 45 anos de idade, o exame de toque retal e exame de sangue – para detectar os níveis da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico) no organismo.

Para deixar o assunto um pouco mais leve para os homens, criou-se na Austrália, em 2003, o movimento (hoje internacional) Novembro Azul. A ideia é conscientizar por meio de um dos maiores prazeres do sexo masculino: a aposta. A partir dessa sexta-feira (01/11), o Novembro Azul convida os homens de todo o mundo que simpatizam com a causa a fazer a barba e deixar o bigode crescer até 30/11, sem nenhuma interferência.

A ideia é que, a medida que os bigodes forem crescendo, os internautas postem fotos nas redes sociais com a hashtag #movember (uma mistura de ‘moustache’ e ‘november’), para ver quem tem o bigode mais esquisito, o que cresce mais rápido, o mais tímido… No fundo, a iniciativa é uma grande brincadeira para mostrar aos homens que realizar o exame de toque retal é comum – e precisa ser feito, quando chegar a hora. Que tal aderir?

Mundo afora, a iniciativa ainda conta com outras atividades de conscientização no mês de novembro – não só sobre o câncer de próstata, mas também a respeito de outras doenças que atingem os homens, como o câncer de testículo. Uma delas é iluminar de azul as fachadas de importantes monumentos das cidades, para mostrar apoio à causa. No Brasil, entre outros locais, o Estádio do Pacaembu (SP), o Elevador Lacerda (BA) e a Esplanada dos Ministérios (DF) terão iluminação azul.

Assista ao vídeo da iniciativa e deixe o bigode crescer!

Foto: kalexanderson/Creative Commons

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)