Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ação da PF é contra 4 grupos; três PMs estão envolvidos

Nadyenka Castro/Campo Grande News - 14 de novembro de 2007 - 09:52

A operação realizada pela PF (Polícia Federal) desde o início da manhã desta quarta-feira (13 de novembro) em Mato Grosso do Sul e mais três Estados visa desmantelar quatro quadrilhas especializadas nos crimes de contrabando de agrotóxicos, cigarros, couros de boi, pneus e produtos eletrônicos.

Entre as 70 pessoas presas, três são policiais militares. As prisões deles foram acompanhadas pela corporação, que no ano passado teve diversos policiais presos também por envolvimento em contrabando de agrotóxico. A PF cumpre ainda 76 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Naviraí.

Nos alvos da Operação Ceres há pessoas que já foram investigadas pela PF nas operações Hidra, Piratas da Lavoura e Campo Verde, realizadas respectivamente pelas delegacias de Maringá e Guaíra, no Paraná, e Jataí, Goiás. Todas relacionadas ao comércio ilegal de agrotóxicos.

Duas das quatro quadrilhas têm base em Sete Quedas, uma em Amambai, cidades sul-mato-grossenses que fazem fronteira com o Paraguai, e a quarta em Primavera do Leste, Mato Grosso.

Os 350 policiais federais envolvidos na operação cumprem mandados em Itaporã, Rio Brilhante, Dourados, Sete Quedas, Amambaí, Iguatemi, Naviraí e Sonora. No Paraná há mandados para serem cumpridos Guaíra, Nova Olímpia, Maringá, Nova Esperança, Campo Mourão, Sarandi, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Campina da Lagoa, Toledo e Cascavel. Em São Paulo os mandados são para Adamantina e Flórida Paulista e Mato Grosso Primavera do Leste e Sorriso.

O agrotóxico contrabandeado trata-se de produto sem qualquer inspeção por parte de órgãos públicos brasileiros que ateste se tais defensivos agrícolas podem ser utilizados nas plantações e no solo do Brasil sem haver prejuízo ao meio ambiente e à saúde humana.

A conduta investigada se refere à prática ilícita de importar, manusear, guardar, armazenar, transportar, distribuir e utilizar agrotóxico sem a devida licença/homologação/autorização dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente (tríplice registro), como são devidas para o caso.

Ceres - O nome da operação é uma alusão à deusa romana da agricultura, haja vista que a investigação visa proteger a boa agricultura na medida em que coíbe a utilização de produtos não-homologados pelos órgãos competentes e a concorrência desleal.

SIGA-NOS NO Google News