Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/08/2008 14:24

Acampados na UFMS, acadêmicos ampliam as reivindicações

Bira Martins/Campo Grande News

Cerca de 40 acadêmicos permanecem acampados em frente a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pretendem manter a ocupação até que o reitor Manoel Catarino Peró aceite nova rodada de negociação pela mudança no sistema de votos para eleição de reitor.

A representavidade é pequena, mas não falta reclamação. As eleições são apenas o ponto de convergência de outras reivindicações dos universitários da UFMS.

O representante do DCE de Três Lagoas, Shesman Lampache, acha que a luta pela paridade é um sinal do retomada do movimento estudantil. "A apatia está sendo rompida aos poucos. Embora tenham motivações diferentes, outras iniciativas bem sucedidas, como o que ocorreu na UNB (Universidade de Brasília), influenciam. Enfrentamos uma crise com falta de professores, com a universidade usando professores voluntários, gente que acaba de se formar, porque se não ninguém conclui os cursos".

Na quinta-feira os alunos sofreram derrota em suas reivindicações pelo voto paritário para a escolha do reitor. Os estudantes queriam também que o Colegiado Eleitoral, composto por 104 pessoas, fosse o responsável pelo processo eleitoral. Mas o Colegiado Máximo, com 41 membros, sendo três acadêmicos, conduzirá o processo.

O estudante de Ciência da Computação, Cauã Cabral, membro da comissão de negociação, afirma que a mobilização tem objetivo de chamar atenção para crise que a universidade enfrenta. "É um luta por democratização, pela paridade plena em todos os conselhos. Lutamos para consquistar voz. Porque tentamos apresentar os problemas e somos ignorados", diz o aluno que completa: "A discussão da paridade é uma oportunidade para agregar o movimento estudantil, porque a situação da UFMS como está é insustentável".

O paulista Geraldo Machado, estudante do 3° ano de Geografia em Aquidauana, reclama da precariedade das condições enfrentadas pelos alunos "Em Aquidauana não há restaurante, os preços na cantina não estão ao alcance da maioria dos alunos. Não existem alojamentos e de aluguel eu pago R$ 250,00 em uma quitinete".

Sem nada - Thalita Gonçalves, estudante de história em Três Lagoas, concorda com o problema dos alojamentos. "Em Três Lagoas, o único alojamento que abrigava cerca 50 estudantes foi oferecido para os funcionários da VPC (Votorantim Celulose e Papel). Os trabalhadores se recusaram a ficar no alojamento pela precariedade do local, depois disso foi fechado. Cortaram a água e luz para expulsar os alunos".

O reitor Manoel Catarino Paes Peró contesta as críticas sobre as deficiências na UFMS. Segundo ele, investimentos são feitos nos últimos na instituição e bons resultados no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) seriam prova disso. "Tivemos 3 cursos com nota máxima, se tudo fosse indo tão mal, o desempenho não seria tão positivo", argumenta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)