Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acadêmicos da UEMS vão alfabetizar jovens e adultos

04 de setembro de 2006 - 14:06


A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) se cadastrou no Programa Brasil Alfabetizado para alfabetizar 140 jovens e adultos em 2007, nos municípios de Amambai, Cassilândia, Dourados, Jardim, Maracaju, Nova Andradina e Paranaíba. Os cursos serão ministrados por acadêmicos cotistas dos cursos de Letras, História e Normal Superior, que receberão uma bolsa do Ministério da Educação (MEC) para tal atividade.

Esse programa foi criado em 2004 pelo Governo Federal com a missão de abolir o analfabetismo no Brasil. É coordenado pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que destina recursos para instituições que possam desenvolver a tarefa de ensinar a ler e escrever.

Uma de suas propostas é aumentar a quantidade de turmas em regiões com baixa densidade populacional e em comunidades populares de periferias urbanas. Neste ano, 32.925 pessoas estão sendo alfabetizadas pelo Programa, em Mato Grosso do Sul.

As instituições conveniadas são responsáveis pela capacitação dos alfabetizadores, pela inscrição dos alfabetizandos e pela organização de todo o processo de alfabetização. Pode participar a instituição que comprovar experiência em alfabetização de jovens e adultos. Todo trabalho é continuamente acompanhado e avaliado pelo MEC.

Participar do Programa Brasil Alfabetizado é uma das ações desenvolvidas pela UEMS para cumprir com o seu compromisso com os outros níveis de ensino em Mato Grosso do Sul. “Ler e escrever é um direito de todos e uma das prerrogativas para o exercício da cidadania. Um país alfabetizado cria mais possibilidades para os seus habitantes e se torna socialmente mais justo”, salienta o professor Luiz Antônio Alvares Gonçalves, reitor desta universidade.


Douradosnews

SIGA-NOS NO Google News