Cassilândia, Sábado, 20 de Julho de 2019

Últimas Notícias

08/12/2018 15:30

Acadêmico de MS cria sistema para deficientes acessarem computadores com o olhar

Midiamax

O estudante do último ao de engenharia da computação, Yan Correa, desenvolveu um sistema de computadores pensando na acessibilidade dos deficientes motores. A ideia do projeto desenvolvido para o tão temido TCC, trabalho de conclusão de curso, surgiu com a ideia de ajudar um amigo que descobriu ter esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Yan disse ao Jornal Midiamax que o projeto começou a tomar forma quando estava na metade do penúltimo semestre e se lembrou das limitações que o amigo, da sua cidade natal, Cassilândia (SP), estava enfrentando.

“Meu amigo sempre foi um cara ligado na tecnologia e com a perda gradativa dos movimentos, devido a doença, ele se afastou disso. No meio do semestre, cheguei no meu professor e falei minha proposta”, disse à reportagem. Ele se inscreveu na matéria do TCC e começou a desenvolver o projeto.

Sabendo também da importância da rede de computadores para as pessoas nos dias de hoje, como trabalho, estudo e interação através das redes sociais, Yan começou a programar o sistema pensando em quem não consegue utilizar o computador, seja por deficiência motora ou demais limitações.

“Então a ideia inicial desse projeto é que fosse feito algum tipo de mapeamento da webcam do usuário para a tela do computador. Movimentar o mouse através dos movimentos faciais e realizar cliques com o sorriso ou o piscar dos olhos”, explicou.

O amigo de Yan ajudo no desenvolvimento com a realização de testes até o projeto estar em 70% concluído. O resultado, depois de um ano, foi um sistema preparado para atender as necessidades de quem for usá-lo. Se preparando para apresentar o trabalho na próxima semana, no dia 14 de dezembro.

Depois da apresentação, o jovem planeja futuramente colocar o software no mercado, mas ainda tem muito planejamento. “Abrir alguma instituição, oficiar esse projeto e mostrar para essas instituições que tratam de pessoas que tenham essas limitações”, pontuou.

Confira o vídeo do estudante explicando e mostrando o seu projeto de TCC:

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 20 de Julho de 2019
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 19 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Quinta, 18 de Julho de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)