Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acadêmico de MS cria sistema para deficientes acessarem computadores com o olhar

Midiamax - 08 de dezembro de 2018 - 15:30

O estudante do último ao de engenharia da computação, Yan Correa, desenvolveu um sistema de computadores pensando na acessibilidade dos deficientes motores. A ideia do projeto desenvolvido para o tão temido TCC, trabalho de conclusão de curso, surgiu com a ideia de ajudar um amigo que descobriu ter esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Yan disse ao Jornal Midiamax que o projeto começou a tomar forma quando estava na metade do penúltimo semestre e se lembrou das limitações que o amigo, da sua cidade natal, Cassilândia (SP), estava enfrentando.

“Meu amigo sempre foi um cara ligado na tecnologia e com a perda gradativa dos movimentos, devido a doença, ele se afastou disso. No meio do semestre, cheguei no meu professor e falei minha proposta”, disse à reportagem. Ele se inscreveu na matéria do TCC e começou a desenvolver o projeto.

Sabendo também da importância da rede de computadores para as pessoas nos dias de hoje, como trabalho, estudo e interação através das redes sociais, Yan começou a programar o sistema pensando em quem não consegue utilizar o computador, seja por deficiência motora ou demais limitações.

“Então a ideia inicial desse projeto é que fosse feito algum tipo de mapeamento da webcam do usuário para a tela do computador. Movimentar o mouse através dos movimentos faciais e realizar cliques com o sorriso ou o piscar dos olhos”, explicou.

O amigo de Yan ajudo no desenvolvimento com a realização de testes até o projeto estar em 70% concluído. O resultado, depois de um ano, foi um sistema preparado para atender as necessidades de quem for usá-lo. Se preparando para apresentar o trabalho na próxima semana, no dia 14 de dezembro.

Depois da apresentação, o jovem planeja futuramente colocar o software no mercado, mas ainda tem muito planejamento. “Abrir alguma instituição, oficiar esse projeto e mostrar para essas instituições que tratam de pessoas que tenham essas limitações”, pontuou.

Confira o vídeo do estudante explicando e mostrando o seu projeto de TCC:

SIGA-NOS NO Google News