Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/10/2006 17:41

Acaba rebelião na Penitenciária Urso Panda, em Rondônia

Juliana Andrade/ABr

Depois de três dias, chegou ao fim a rebelião dos presos da Penitenciária Urso Panda, em Porto Velho, capital de Rondônia. Foram liberados 37 reféns, entre eles quatro crianças, rendidos no domingo (8) à tarde, durante o horário de visita. No início, eram 46 reféns, todos parentes dos detentos, mas nove já haviam sido liberados ontem (10). Durante o motim, um preso ficou ferido.

A rebelião acabou sem acordo entre as autoridades locais e os presos, segundo o tenente Marcos Freire, encarregado da negociação por parte da Polícia Militar. Os detentos pediam a substituição da diretoria do presídio e o retorno de quatro detentos que haviam sido transferidos para a penitenciária do município de Rolim de Moura, a cerca de 600 quilômetros da capital do estado.

“As solicitações que eles fizeram não foram atendidas, [a rebelião] acabou em virtude do desgaste, os presos estavam debilitados, há três dias sem comer, e acharam por bem que não havia motivo para continuar esse movimento”, disse o tenente, em entrevista por telefone à Agência Brasil. Durante a rebelião, também foram cortadas a energia e a água da penitenciária.

De acordo com Marcos Freire, na segunda-feira (9) à tarde um preso teve um dos dedos cortado pelos próprios colegas. “Tiraram o dedo indicador da mão direita e jogaram para mim, como uma forma coercitiva de fazer com que as reivindicações fossem atendidas”.

Após o motim, policiais da Companhia de Operações Especiais fizeram uma varredura no presídio e constataram que 15 celas foram danificadas.

Segundo Freire, os presos também começaram a cavar um poço na quadra de esportes, na tentativa de encontrar água.

Segundo o tenente, o Urso Panda não enfrenta o problema da superlotação; há 320 vagas e 240 presos. Marcos Freire disse ainda este ano ocorreram pelo menos outras três rebeliões na penitenciária. “Essa é a quarta, só que eu me lembre”, disse.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)