Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abílio de Barros lança livro hoje em Corumbá

uniderp - 09 de dezembro de 2004 - 07:02

Acontece em Corumbá, hoje às 19h, no Sindicato Rural, o lançamento do livro Histórias de Muito Antes, do corumbaense Abílio Leite de Barros, autor dos livros Gente Pantaneira (1997) e Opinião (2004).

O livro faz parte do projeto Escrever em Letras, promovido pela coordenação do Curso de Letras da UNIDERP, que tem como objetivo promover o trabalho de escritores do Mato Grosso do Sul.

Primeiro livro de contos lançado pela Editora UNIDERP, Histórias de Muito Antes dá o ponta-pé inicial no Projeto Escrever em Letras, desenvolvido pela coordenação do curso de Letras da UNIDERP, que, através da renda gerada pelo Centro de Línguas (Celin), destina patrocínios a novas publicações de autores regionais.

Em Histórias de Muito Antes, o autor transita entre a ficção e a memória.
Na primeira parte, a tendência ficcional é dominante, já na segunda parte domina um estilo morialístico. "Sente-se o homem- autor, ou melhor, o menino/adolescente-futuro autor como verdadeiro centro da apreensão dos
acontecimentos", fala Alexei Bueno, quando apresentando a obra.

"Há uma melancolia demasiadamente humana, aquela nascida da visão da passagem do tempo, da impermanência de tudo, nesses flagrantes da vida corumbaense nos idos da década de 1940", afirma Bueno.

Bacharel em direito e licenciado e bacharel em Filosofia pela antiga Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, sobre Abílio Leite de Barros, Wilson Martins definiu no jornal O Globo, do Rio de Janeiro: "Acrescendo-se
que Abílio Leite de Barros surge como escritor excelente, de estilo límpido e fluente, vivacidade de espírito e incomum independência de pensamento".

A renda gerada com a venda de Histórias de muito antes será destinada ao patrocínio de novas ublicações de autores sul-mato-grossenses e professores do curso de Letras da UNIDERP.

SIGA-NOS NO Google News