Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/03/2009 11:22

Abertura oficial da Expogrande acontece hoje, às 18 hs

Assessoria

A Expogrande 2009 será aberta oficialmente hoje, 26 de março, às 18h00, com a presença de produtores rurais, lideranças ruralistas e autoridades políticas das três esferas. Em momento de crise internacional, a feira concentra expectativa de todos os segmentos da pecuária de que o setor vai responder positivamente, com a valorização do rebanho de elite e de corte e a retomada do crescimento.

Animais de elite das principais raças, julgamentos todos os dias do evento, leilões que já movimentam o circuito pecuário da região Centro-Oeste, mais de 300 expositores comerciais e industriais, 12 shows que acontecem todos os dias do evento, um ciclo de palestras com temas agropecuários atualizados e a expectativa de grande público. É a Expogrande, que em sua 71ª edição mostra sua tradicional grandiosidade, abrindo-se como vitrine para criadores, empresas, marcas e expositores.

A força do rebanho sul-mato-grossense presente no evento ganha reforço de animais vindos de estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul. Estarão presentes as raças de bovino Blonde D’aquitaine, Bonsmara, Brahman, Canchim, Charolês, Girolando, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho e Santa Gertrudes. Também, as raças de eqüinos Árabe, Pantaneiro e Quarto de Milha.

Grande atração das feiras agropecuárias, os animais de porte e linhagem serão julgados desde o início até o fim do evento, dia 5 de abril. A agenda de leilões iniciou no dia 15 de abril e também prevê certames até o final do evento. No total, serão 41 remates, os quais já somam mais de R$ 3 milhões em faturamento.

A expectativa de superação dos resultados obtidos na feira do ano passado é comum às associações que representam as principais raças sul-mato-grossenses. As entidades se empenham para aumentar o prestígio da feira, organizando atividades que agregam valor ao rebanho sul-mato-grossense.

A Associação de Criadores de Brahman de Mato Grosso do Sul, por exemplo, vai expor animais descendentes dos grandes campeões das feiras ExpoBrahman e ExpoZebu de 2007, ambas realizadas em Uberaba (MG). Os criadores de eqüinos também prometem atrativos para a Expogrande. A ACCA-MS (Associação de Criadores de Cavalo Árabe) traz um juiz americano para julgar as provas da 10ª Expogrande Arabian Show 2009.

No segmento da ovinocultura, a melhor genética do Estado estará representada nos 120 animais que vão a julgamento, no dia 30 de março. A Asmaco (Associação de Criadores de Ovinos de MS) organiza também uma exposição de todas as raças, na qual os ovinos serão colocados à disposição de compradores, ao modo de uma grande feira. Esta é uma prática peculiar e que já está se tornando tradicional na Expogrande.

Entre as atrações da feira está o Torneio de Leite, realizado com a participação de criadores da raça Girolando. A competição acontecerá entre os dias 31 de março e 02 de abril e prevê três ordenhas diárias, sendo que sairá campeão o animal que produzir mais leite. No ano passado, as vacas participantes chegaram a produzir, individualmente, até 60 litros de leite por dia.

Sucesso de público em todas as feiras, as provas com montarias prometem muita diversão aos visitantes da Expogrande. As competições acontecerão nos finais de semana do evento, na pista de provas do Parque de Exposições Laucídio Coelho. As provas de baliza, tambor e apartação dão início às competições e acontecem no dia 28, a partir das 15h. Também serão realizadas provas de Cross Country e Team Roping, além das específicas para a raça árabe. Mas a maior atração fica mesmo por conta do rodeio, que acontecerá de 01 a 05 de abril e vai premiar os vencedores com um carro e uma moto.

Na área técnica, o Ciclo de Palestras vai abordar os principais temas ligados à realidade das atividades agropecuárias. Com atividades todos os dias do evento, o Ciclo de Palestras é dedicado a criadores, agricultores, estudantes e técnicos da área. Serão debatidos temas e apresentadas soluções para algumas das dificuldades enfrentadas pelos produtores do Estado.

A agenda de shows da Expogrande também é recheada de atrações. Não faltarão estímulos para quem gosta de música visitar a feira. Do primeiro ao último dia do evento serão apresentadas atrações musicais, regionais e nacionais, um presente para o público campo-grandense. No total serão 12 shows, previstos para começar às 22h, na Arena de Shows do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Parque de Exposições, no Ingresso Fácil do Shopping Campo Grande e no Gugu Lanches.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)